Facebook
  RSS
  Whatsapp

  09:21

Mil crianças ficarão sem transporte após incêndio de 5 ônibus escolar em Piracuruca

 Fonte: G1

Cerca de mil crianças ficarão sem transporte escolar após incêndio de cinco ônibus em Piracuruca, Norte do Piauí, neste sábado (17). A prefeitura estimou um prejuízo de R$ 1 milhão e convocou uma reunião de urgência para definir alternativas ao problema, evitando que os alunos percam o ano letivo.

Segundo moradores, o fogo começou por volta das 5h30 no Centro Integrado de Ensino Fundamental (CIEF). A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) divulgou uma nota repudiando 'veementemente a ação criminosa que ocorreu em Piracuruca'.

"Estou reunindo agora com os diretores da escola e com o secretário de educação para nós tentamos fazer um remanejamento do transporte. Nós que temos quase mil alunos sendo transportados nesses ônibus, vamos fazer um remanejamento para que essas crianças não sejam prejudicadas", declarou o prefeito de Piracuruca, Raimundo Alves.

O chefe de transporte de Piracuruca, Clodoaldo Peres, chegou às 6h e tentou tirar alguns ônibus, mas o fogo tinha se espalhado. "Conseguimos tirar só três, depois não vimos mais nada. Se tinha alguém, ninguém viu", disse.

As causas do incêndio estão sendo apuradas pela Polícia Civil. O vereador revelou que há dias o motorista de ônibus chegou a denunciar problemas mecânicos em alguns dos veículos.

"O motorista postou uma parte da direção do ônibus amarrada com uma borracha, porque não tomaram providência", contou o vereador Franklin de Andrade.

O delegado Ricardo Oliveira contou que após a perícia vai decidir se o incêndio foi criminoso ou não. Ele informou que o vigilante da escola será intimado para prestar esclarecimento e não confirmou se o funcionário estava ausente no momento do incêndio.

"Ao saber desse incêndio na escola CIEF, imediatamente, nós acionamos a perícia de local de crime vinda de Parnaíba. É necessário esperar o laudo, mas fizemos vários levantamentos, mas acreditamos que ao final da próxima semana já para instaurar um inquérito policial", destacou o delegado Ricardo Oliveira.

O perito criminal Chanxerlley Brandão, do Instituto de Criminalística de Parnaíba, revelou os ônibus estavam enfileirados e que o foco do incêndio se deu em dois extremos, com indício forte de ter sido criminoso.

"O levantamento apontou que o incêndio começou nos ônibus que estavam nos extremos. Os funcionários alegaram que as chaves estavam no contato e não foram encontradas, o que dificultou a salvar os outros ônibus. Vamos fazer exames de papiloscopia para identificar as digitais. Temos 10 dias para produzir o laudo", disse o perito.

Da Redação

Mais de Geral