Facebook
  RSS
  Whatsapp

  10:10

Eleitor cola a tecla 7 de urna no interior do Piauí e obriga substituição; PF investiga o caso

 Presidente do TRE-PI, Sebastião Ribeiro Martins. Fonte e foto: G1

Ao todo, 59 urnas foram substituídas durante o segundo turno das eleições de 2018. O caso mais grave aconteceu no município de Massapé, onde um eleitor colou as teclas 7 e branco da urna, e o equipamento foi substituído por volta das 9h deste domingo (28). O eleitor não foi identificado e o caso será investigado pela Polícia Federal. A urna foi isolada para que passe por uma perícia.

"O artigo 72 da Lei das Eleições considera crime danificar o equipamento eletrônico de votação. É o crime eleitoral de maior pena, com máxima de até 5 anos de prisão e que não pode substituir por pena alternativa", explicou o procurador eleitoral Patrício Noé.

Em Avelino Lopes, a falta de energia não interrompeu a votação. A bateria das urnas segurou até o fim das eleições. Na cidade de Lagoa Alegre, três seções ficaram sem energia por várias horas, mas foram usadas baterias externas.

Apesar dos imprevistos, o presidente avaliou como tranquila o segundo turno das eleições. "O pleito transcorreu na mais absoluta maior tranquilidade. Foram substituídas apenas 59 urnas em todo o estado, sendo que temos 224 municípios. Nas eleições de 2014 foram substituídas 149 urnas, evidente que a urna pode apresentar problemas mecânicos. Hoje pela manhã, nossa preocupação inicial foi às chuvas em Avelino Lopes e Bom Jesus, faltou energia, mas tivemos com o presidente da Cepisa, logo após foi restabelecida", disse o presidente.

Detidos
Segundo o procurador eleitoral Patrício Noé, cinco eleitores foram detidos durante o 2º turno das eleições e conduzidos até a sede da Polícia Federal para assinar Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

Os casos foram considerados crimes de menor potencial ofensivo, onde não cabe prisão em flagrante. Quatro eleitores estavam fazendo selfie dentro da cabine de votação (dois em Parnaíba e dois em Esperantina) e um eleitor embriagado causando desordem e perturbando os trabalhos eleitorais em Francinópolis.

Da Redação

Mais de Política