Facebook
  RSS
  Whatsapp

  12:48

Mulher é picada por escorpião dentro do Instituto Hospital de Base, no DF

 Fonte: G1 / Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Uma mulher foi picada por escorpião, na noite desta sexta-feira (19), dentro do Instituto Hospital de Base, em Brasília, enquanto acompanhava a mãe no pronto-socorro da cardiologia.

Segundo a Secretaria de Saúde, a vítima recebeu assistência dos próprios servidores da unidade de saúde e, depois, foi levada ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran).

Em nota enviada ao G1, o Instituto Hospital de Base afirmou que "os servidores do IHB acompanharam todo o atendimento, que consistiu na medicação e administração de soro" e disse que "a paciente teve alta, sem complicações" (leia a resposta completa no fim da reportagem).

O que fazer?
Em caso de picada, a orientação de especialistas é de que a pessoa procure o serviço médico mais próximo para que a dor seja controlada.

Responsável por 184 mortes no Brasil em 2017, o escorpião ultrapassou as serpentes no topo do ranking de animais peçonhentos que mais matam no Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde. No mesmo ano, foram registrados 105 casos de morte por veneno de cobra.

No DF, a espécie mais comum é a amarela, seguido pelo de patas rajadas e o preto. O indicado para quem encontra o animal é acionar a Secretaria de Saúde. O contato deve ser feito por meio do telefone 160.

Os escorpiões são carnívoros. Alimentam-se de insetos, como cupins, grilos e baratas (especialmente), mas podem sobreviver longos períodos sem comida e sem água.

O que diz o instituto
"O Instituto Hospital de Base (IHB) informa que, para impedir o aparecimento de escorpiões, evita-se criar condições para sua procriação, retirando entulhos, fechando frestas e tomadas sem espelhos, bem como efetua o controle de pragas como baratas, principal alimento do animal.

Todas estas medidas citadas foram tomadas anteriormente pela administração do hospital. É possível que seu habitat tenha sido alagado pelas últimas chuvas, fazendo com que o escorpião tenha saído em busca de comida ou abrigo seco.

Em relação à pessoa picada pelo animal, o IHB esclarece que, de imediato, foi oferecida assistência por profissionais do hospital, que transportaram-na, de ambulância, ao Hospital Regional da Asa Norte, unidade especializada neste tipo de ocorrência. Os servidores do IHB acompanharam todo o atendimento, que consistiu na medicação e administração de soro. A paciente teve alta, sem complicações."

Por Fábio Wellington

Mais de Brasil