Facebook
  RSS
  Whatsapp

  21:55

Dilma, Lula, FHC e Collor também faltaram a debates na TV

 Candidatos em debates da Rede Globo. Sem Bolsonaro

O líder nas pesquisas de intenção de voto, Jair Bolsonaro (PSL), disse na 5ª feira (11.out.2018) que há possibilidade de faltar aos próximos debates, ainda que sua equipe médica o libere. O candidato afirmou que as ausências são uma “possibilidade estratégica”.

A “estratégia” não é novidade. Candidatos à Presidência que lideravam as intenções de voto tiveram comportamento semelhante desde a redemocratização. 

Bolsonaro no dabete da Rede TV: segundo e último debate em que ele participou

Nas eleições de 1989, por exemplo, pós-redemocratização e início da história dos debates televisionados, o então presidenciável Fernando Collor (PRN), preferido dos brasileiros, também não deu importância aos embates.

Naquelas eleições, no último levantamento do Datafolha antes do 1º turno, Collor estava com 26% das intenções de voto contra 14% do possível adversário, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na época, 6 debates foram organizados e o líder nas pesquisas faltou a todos. Na 2º rodada da disputa, Collor começou o embate com vantagem de 9 pontos sobre Lula. Desta vez, compareceu a 2 eventos.

Lula e Collor disputaram o segundo turno das eleições presidenciais de 1989. Vitória de Collor foi atribuída, por petistas, à uma possível manipulação da Globo na edição do dabate, que foi ao vivo, mas foi repercutido no Jornal Nacional editado

Fernando Henrique Cardoso (PSDB), eleito no 1º turno nas 2 eleições que concorreu–1994 e 1998 – também não era candidato adepto dos embates com presidenciáveis. Em 1994, participou apenas de 1 dos 3 eventos organizados.

Na eleição seguinte, em 1998 – a primeira em que foi possível disputar a reeleição –, FHC novamente venceu seus adversários no primeiro turno e foi reeleito sem ter participado de nenhum debate.

Não houve debates no 1º turno de 1998. Com 12 candidatos concorrendo ao Planalto, a organização dos embates tornou-se um desafio às emissoras que, por sua vez, optaram por não promover. Na época, a lei eleitoral obrigava que todos os candidatos à presidência fossem convidados.

Lula não compareceu a nenhum do 1º turno em 2006, mas esteve em todos do 2º. Na época, o ex-presidente tentava a reeleição e teve seu nome envolvido no escândalo do Mensalão. Para justificar, alegou em carta dirigida à Globo que queria evitar “grosserias e agressões em um jogo de cartas marcadas”.

Ao lado de Alckmin, Heloisa Helena observa cadeira vazia de Lula em debate em 2006.

De todos os eleitos, Dilma Rousseff (PT) foi a que mais compareceu aos debates ao longo das 2 campanhas que participou como candidata. 

Em 2010, a então candidata Dilma, pouco conhecida pelo eleitorado, faltou a dois debates no primeiro turno do pleito. Mesmo assim, a petista foi para o segundo turno com José Serra (PSDB) e venceu a eleição.

Em 2014, quando foi reeleita, Dilma participou de todos os confrontos com os adversários.

Da Redação

Mais de Brasil