Facebook
  RSS
  Whatsapp

  06:16

Campo Maior conquista primeiro lugar no Selo Ambiental 2018 no Piauí

 

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí divulgou a classificação referente à Certificação no SELO AMBIENTAL 2018, dos municípios piauienses, para adesão ao ICMS Ecológico.

O município de Campo Maior ficou em primeiro lugar na categoria “Selo A”, que atende todos os requisitos da premiação, com 204 pontos, seguido por outros dois municípios do Piauí que também ficaram na categoria A: Oeiras com 157 pontos e Piripiri com 135 pontos.

Campo Maior atendeu aos requisitos: Gerenciamento de resíduos sólidos; Educação ambiental; Recuperação de áreas degradadas; Proteção de Mananciais; Edificações Irregulares; e Política municipal do meio ambiente.

Outros 9 municípios ficaram na categoria Selo B, que atende a pelo menos quatro requisitos: Baixa Grande do Ribeiro, José de Freitas, Parnaíba, Pimenteiras, Ribeiro Gonçalves, São Raimundo Nonato, Simplício Mentes, Teresina e Uruçuí.

Para o prefeito de Campo Maior José de Ribamar “Ribinha”, o Selo Ambiental é o reconhecimento pela forma que tem sido tratado o meio ambiente em suas mais variadas áreas de Campo Maior e por isso, superou até mesmo o município de Teresina.

“Essa conquista comprova a eficiência de nossa gestão, que foi o seguimento da gestão do ex-prefeito Paulo Martins, quando Campo Maior passou a ser incluída na lista das cidades que melhor tratam o meio ambiente e os recursos hídricos e cito como exemplo o fechamento do lixão que existia praticamente no centro da cidade", pontuou.

TRANSFERENCIA DE RECURSOS PARA OS MUNCIPIOS

O governo do estado repasse recursos chamados de “ICMS Ecológico” e é feita a divisão de acordo com a categoria na qual o município ficou classificado. Os municípios da categoria A recebem 2% do total de 5% destinado aos munícipio. Na categoria Selo B recebem 1,65%.

A premiação, com a criação e divisão do imposto, visa valorizar municípios que se destaquem em politicas públicas de proteção ao meio ambiente.

Da Redação

Mais de Cidades