Facebook
  RSS
  Whatsapp

  07:17

Criminosos usam a CN Motos de Campo Maior para aplicar golpe

 Criminosos estão usando o endereço da CN Motos de Campo Maior para aplicar golpe. Foto: Campo Maior Em Foco

Um golpe de “clonagem de vendedor” vem fazendo várias vítimas no Piauí e até em cidades do Maranhão. Os bandidos estão usando dados e imagens de um vendedor da empresa CN Motos, e o endereço da loja de Campo Maior-PI, para aplicar o golpe.

O Em Foco falou com a direção da empresa em Campo Maior, que explicou como os criminosos já conseguiram cerca de 50 mil reais só usando o endereço da loja de Campo Maior.

Usando grupos de vendas na internet, como a OLX e Mercado Livre, os bandidos oferecem motos seminovas, ou novas, com preços bem abaixo do normal e facilidades de pagamentos, sem consultas a negativados, por exemplo, e forma de pagamentos até em promissória, método que não é utilizado por nenhuma empresa.

Eles usam fotos de um vendedor da CN Moto de Teresina, postadas em seus redes sociais, onde o mesmo faz entrega de motos ou reunião com clientes. Isso, de alguma forma, para os mais desavisados, acaba passando uma credibilidade.

“Recebemos muitos telefonemas na loja de Campo Maior de supostos clientes, querendo saber da veracidade da venda e informamos que é um golpe, mas nem todo tem esse cuidado” disse a gerencia da empresa.

Convencido de que está fazendo um grande negócio, a vítima faz o que os criminosos mandam: depositar uma parte do dinheiro e o restante será parcelado em “generosas” prestações no boleto ou na promissória.

Depois de receber o depósito inicial em conta, que varia de 1.500 a 6 mil reais, o último contato do suposto vendedor com o cliente é postar mais fotos [retiradas do perfil do vendedor credenciado pela empresa] dizendo que o bem já está saindo da empresa para a entrega. Depois ele bloqueia a vítima, que perde o contato com o suposto vendedor.

"Já recebemos visita de clientes até de Timon-MA querendo saber de sua moto que nunca chegou ao endereço. Infelizmente, é um golpe quem vem fazendo muitas vítimas que querem facilidade na compra, preço baixo e comodidade, já que receberia a moto na sua casa, mas alguns cuidados devem ser tomados" diz a gerência.

O QUE JÁ FEZ A EMPRESA

A CN Moto já registrou Boletim de Ocorrência e o caso se encontra na DRCI - Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática, em Teresina. Investigações preliminares apontaram que os depósitos feitos pela vítima do golpe, caíram em contas abertas em agências bancarias das cidades cearenses de Fortaleza e Caucaia. A própria empresa fez contato com o criminoso.

“Quando começamos a fazer perguntas, pedir para ver o veículo ou se encontrar com o vendedor, ele desligou e bloqueou nosso número” disse a direção da loja de Campo Maior.

A empresa alerta que não trabalho com motos usadas, nem anuncia na OLX e tem seu sistema de financiamento próprio do banco Honda. Diz ainda que qualquer depósito bancário é sempre em nome da empresa e nunca em nome do vendedor.

O Em Foco tentou falar com o delegado Daniel Pires, que investiga crimes virtuais no Piauí, mas as ligações não foram completadas. Fica o alerta, no entanto, sempre recomendado pela polícia, que desconfiem de qualquer produto vendido abaixo do preço e por pessoas que você não conhece. Exija sempre ver o bem e conversar pessoalmente com o vendedor. Se ele se passar por representante de uma empresa, ligue antes para a empresa e procure se informar se o vendedor é credenciado na empresa. Se alguma informação não bater, avisa a polícia. 

Da Redação

Mais de Cidades