Facebook
  RSS
  Whatsapp

  09:15

Ursa Marsha deixará o Piauí em avião da FAB no próximo dia 21

 Fonte: Cidade verde / Foto: Raianna Risele

Finalmente, um novo capítulo na vida da ursa Marsha. A despedida do Piauí acontecerá no próximo dia 21 em um voo da Força Aérea Brasileira. A transferência contará com equipes do Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos e Confederação Brasileira de Proteção Animal (CBPA). 

Ativistas nacionais importantes como a piauiense e presidente da CBPA, Carolina Mourão, e a atriz Alexia Dechamps virão ao Estado e, provavelmente, também a apresentadora Luísa Mell, conhecida por sua luta contra maus-tratos e abandono de animais.

"A equipe será formada por veterinários, biológos e por todos nós da sociedade civil organizada. Foram anos de batalha para a conquista do entendimento de que a ursa tem a necessidade biológica de sair, embora sejamos gratos ao Piauí pelo acolhimento durante os últimos anos, desde que a ursa foi retirada de uma situação terrível de um circo, onde ela era obrigada a pedalar no picadeiro e ficar numa grade quase do tamanho dela", disse Carolina Mourão, presidente da CBPA. 

No Piauí, a ursa vive no Parque Estadual Zoobotânico e era bem tratada. Contudo, as altas temperaturas no Estado traziam sofrimento ao animal. 

"A gente é grato ao Piauí, mas sobre as altas temperaturas, nada podemos fazer. Como surgiu a possibilidade dela ser transferida, entramos nesse período de tentativa. No início, o Governo do Piauí não entendeu essa necessidade da ursa, mas isso foi superado. Está chegando a hora. É um momento de vanguarda pro Brasil ambiental, animalista e pro próprio Piauí. Realmente é um alinhamento inédito entre sociedade, governo zoológico, santuário e estamos chegando para concluir a missão", disse Mourão. 

A transferência da ursa se arrastou por dois anos e virou motivo de mobilizações nacional e internacional com grande repercussão nas redes sociais. 

"Não sei descrever esse momento de felicidade que eu e todos que se preocupam com os animais estávamos esperando. Que bom que conseguimos , principalmente, nesse momento onde os termômetros em Teresina estão marcando mais de 40º. A transferência é uma grande vitória na defesa dos direitos dos animais",  comemora Juliana Paz, coordenadora do Núcleo de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB-PI.

Por Fábio Wellington

Mais de Geral