Facebook
  RSS
  Whatsapp

  14:09

Adapi prorroga os prazos da vacinação contra febre aftosa

 

A direção-geral da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) informa que foram prorrogados os prazos para que os criadores vacinem o seu rebanho bovídeo e compareçam para realizar a certificação da vacinação. O novo prazo para a imunização dos animais se estenderá até 15 de junho e, da mesma maneira, a certificação também receberá 15 dias de acréscimo, podendo ser realizada até o dia 30 deste mês.

Os criadores devem adquirir a vacina em loja regularizada e dirigir-se ao escritório da Adapi onde forem cadastrados portando a nota fiscal de aquisição e documentos pessoais.

Ao final desse período, a agência dará início ao pós-etapa, momento em que os fiscais da Adapi abrem investigação a fim de descobrir as propriedades que não realizaram vacinação ou não atualizaram suas informações e de intervir junto a esses criadores no sentido de conscientizá-los. Vale ressaltar que os inadimplentes ficam passíveis de sanções, avaliadas de acordo com a situação cadastral.
 
Desde a fundação da Adapi, em 2006, foram várias as conquistas para as defesas do estado, como a mudança do status sanitário, de risco desconhecido para Área Livre de Febre Aftosa com Vacinação e a certificação pela OIE, Organização Mundial de Saúde Animal.
 
Agora, seguindo as novas estratégias do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o estado caminha para, em breve, poder ser classificado como Área Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação.

FONTE: Portal Samita

Por Rafael Melo

Mais de Saúde