Facebook
  RSS
  Whatsapp

  08:19

‘Homem mais velho do mundo’ luta para abandonar o fumo

 

Nascido em 8 de maio de 1904, o sul-africano Fredie Blom passou a maior parte da vida trabalhando em fazendas e na indústria da construção em Delft, um subúrbio da Cidade do Cabo. Apesar de não ser reconhecido pelo Guinness World Records, documentos mostram que ele supera em dois anos o japonês Masazo Nonaka, considerado o homem vivo mais velho do mundo. A bebida, Tio Fredie — como é conhecido por amigos e familiares — largou há muitos anos, mas ainda não conseguiu abandonar o fumo.

Todos os dias eu fumo duas ou três “pílulas” — revelou Fredie à BBC, sobre os cigarros de tabaco enrolados em papel de jornal. — A necessidade de fumar é muito grande. Às vezes eu digo para mim mesmo que vou parar, mas é como se eu tentasse me enganar. Meu peito pede por uma baforada e então sou forçado a fazer uma pílula. Eu culpo o demônio, porque é tão forte.

O que impressiona para um homem centenário é a saúde. Tio Fredie caminha sem auxílio, enxerga bem sem óculos e é completamente lúcido. O único problema é uma certa dificuldade para ouvir, algo compreensível para alguém com 114 anos. Casado com Jeanette Blom, 31 anos mais jovem, o ex-agricultor vive de maneira humilde, apenas com o dinheiro da aposentadoria.

Em entrevista para a agência chinesa de notícias Xinhua, Jeanette contou que o marido nunca se estressa e é um “homem muito trabalhador”. O casal se mudou para a casa onde vivem, em Delft, há cerca de 30 anos, logo após Fredie se aposentar.

Depois que a gente se mudou para cá, ele construiu um carrinho e coletava madeira para vender para ajudar a pequena pensão que recebemos — contou.

No início do mês, Fredie se tornou uma celebridade na África do Sul. O jornal “Daily Voice” publicou uma matéria contando sua história, dizendo que por causa da situação financeira, ele não teria como pagar nem por um bolo no seu 114º aniversário. Intimado publicamente, o governo da província de Cabo Ocidental, em parceria com algumas redes de supermercado, fez uma grande festa, com presença da imprensa local e estrangeira.

 

FONTE: Jornal EXTRA

Por Rafael Melo

Mais de Mundo