Facebook
  RSS
  Whatsapp

  04:38

Vereador de Piripiri é preso acusado de fraudar benefícios do INSS

 Com informações do GP1

A Polícia Federal prendeu na manhã de terça-feira (08/05), o vereador de Piripiri, Genival Cigano (PV), de 43 anos, durante a “Operação Biditos”, que tem como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes a benefícios assistenciais do INSS concedidos a idosos e deficientes. Também foram presos na operação, uma servidora do INSS de Parnaíba, um empresário e um funcionário público municipal de Piripiri.

Genival já havia sido notícia, de forma negativa, há um ano quando foi acusado de agredir um porteiro do Hospital Regional Chagas Rodrigues, de Piripiri. Segundo a vítima, o vereador chegou ao hospital afirmando que estava sentindo dores e querendo ser atendido imediatamente.

Ao todo, estão sendo cumpridos 10 mandados de prisão preventiva, nove mandados de prisão temporária e 25 mandados de busca e apreensão nos municípios de Piripiri, Parnaíba, Brasileira, Cocal, Barras, Tianguá/CE, Tutóia/MA e Paraíso do Tocantins/TO, todos expedidos pela 3ª Vara da Justiça Federal em Teresina/PI.

Segundo a Polícia Federal, as investigações apontam que a organização criminosa falsificava documentos, como certidão de nascimento, carteira de identidade e cpfs, para criar pessoas fictícias. Pelo menos 320 benefícios assistenciais eram recebidos pelos criminosos em agências do INSS do Piauí e Ceará.

Estima-se que o prejuízo dessas ações criminosas seja de R$ 27.669.685,27. Os investigados irão responder pelos crimes de associação criminosa, estelionato qualificado, falsidade ideológica e uso de documento falso. A Justiça Federal já determinou a suspensão dos benefícios e o bloqueio das contas bancárias dos presos. 

Operação Biditos
De acordo com a Polícia Federal, nome da operação se refere a uma expressão utilizada por alguns dos membros da quadrilha, que se dizem ciganos, para se citarem os cartões de benefícios do INSS em seu dialeto.

A operação "Biditos", contou com a mobilização de 145 policiais federais dos estados do Piauí,
Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba e Tocantins, além do apoio do Segundo Batalhão da Polícia Militar da cidade de Parnaíba.

Da Redação

Mais de Cidades