Facebook
  RSS
  Whatsapp

  11:43

Unhas: a união da beleza e da resistência em suas mãos

 

Praticidade. Essa é a palavra-chave que nos acompanha na correria do nosso dia a dia. E para nós, mulheres, fazer as unhas toda semana às vezes é uma missão quase impossível. Para dar uma ajudinha nessa área, surgiram nos últimos anos várias técnicas de alongamentos de unhas, como gel, acrílico e fibra de vidro. A primeira técnica teve início quando o dentista Fred Slak quebrou a unha do polegar e resolveu reconstituí-la com resina acrílica dentária. Obtendo sucesso em sua experiência, ele patenteou sua criação e fundou a NSI (Nail System International). A partir dele, outras empresas desenvolveram seus produtos.

Há quem diga que o alongamento é prejudicial à saúde das unhas. Já outros, defendem que elas ficam mais fortes. Afinal, quem tem razão? “Os produtos utilizados nos alongamentos não estragam as unhas. Porém, a preparação e a remoção do material artificial sem a técnica correta podem danificar unhas e dedos. Por isso, é muito importante fazer com profissionais qualificados”, ressalta Paula Correia, proprietária da Esmaltaria Upley.

O procedimento mais recente disponível no Recife é o de fibra de vidro. “Cerca de 90% das nossas clientes optam por essa técnica por ser mais moderna e resistente. Ela tem como base filamentos de fibras de vidro, que são moldados sobre a unha natural, fixados com gel e exposição em cabine de luz ultravioleta. Além disso, antes de aplicá-las, é realizado um processo de assepsia para cuidar das unhas naturais. Nós recomendamos ir retirando o produto conforme a unha natural vai crescendo”, explica.

Ainda de acordo com Paula, qualquer mulher pode usar alongamentos, desde que as unhas estejam saudáveis. “Pessoas alérgicas ou com hipersensibilidade a algum dos componentes químicos devem evitar utilizar esse tipo de artifício para as unhas. Também é muito importante não ultrapassar o prazo indicado para fazer a manutenção, que é de no máximo 15 dias. Não manter a higiene das mãos também pode ocasionar o surgimento de fungos. A esmaltação e cutilagem podem ser feitas no dia da manutenção, pois os produtos proporcionam uma durabilidade maior do esmalte e a cutícula cresce de forma mais lenta”, enfatiza. Os preços de alongamentos no Recife variam entre R$ 100 e R$ 200.

AS OPÇÕES 

GEL
Também conhecido como silicone, esse tipo de alongamento vem ganhando espaço no mercado por ser fácil de fazer, não ter cheiro e ser hipoalergênico. O gel possui uma estrutura elástica que permite a curvatura natural da unha conferindo resistência, além de não descolar. A técnica consiste na utilização de extensores de unha fixados com aplicação em gel e secagem em uma cabine com luz ultravioleta. A aplicação costuma levar em média duas horas.

ACRÍLICO 
Esse método é feito com monômero líquido e pó acrílico. Quando esses dois ingredientes são misturados, eles formam uma espécie de massa de secagem rápida que é moldada sobre a unha, com o auxílio de um pincel e de um molde fixado na ponta da unha ou de um tip, formando o alongamen-to. A secagem é feita por evapora-ção e não necessita de luz UV. Com o acrílico é possível tanto alongar como reconstruir unhas roídas com um resultado natural.

ACRIGEL 
Nessa técnica, a unha é moldada com o gel e o auxílio de tips, mas recebe uma camada de pó acrílico, aumentando a resistência e durabilidade das unhas, enquanto o gel confere um aspecto natural. A secagem é realizada em cabine de luz ultravioleta e tem durabilidade de 2 a 3 meses, se bem cuidadas e com manutenção a cada 15 dias. Entre as vantagens do acrigel, além do alongamento, estão a cobertura de imperfeições da unha e o aspecto natural e saudável.

FIBRA DE VIDRO 
Nesse procedimento, fiozinhos de fibras de vidro são colocados sobre a unha e com camadas de um gel específico vão endurecendo, de modo a alongar e até fortalecer as unhas de maneira bem natural. As fibras são moldadas delicadamente para aderir ao formato da unha natural. Em seguida são passadas camadas de gel que se estendem pelas fibras e a secagem é realizada na cabine de luz. Para a finalização do processo, as unhas são lixadas delicadamente e polidas.

Cuidados básicos para a manutenção
Quem opta por alongar as unhas deve seguir cuidados específicos para evitar problemas nas unhas naturais. Em primeiro lugar, faça sempre a aplicação com profissionais qualificados. Para manter as unhas e aumentar a durabili-dade é fundamental a higiene. Isso evita fungos.

FONTE: Diário de Pernambuco

Por Rafael Melo

Mais de Moda e beleza