Facebook
  RSS
  Whatsapp

  20:12

57 prefeituras do Piauí têm recursos bloqueados por atraso na prestação de contas

 Com informações do G1

Segundo o Tribunal de Contas do Estado, 57 prefeituras do Piauí estão com o recebimento de recursos suspensos por conta de atrasos na prestação de contas de gastos relacionados à saúde em 2017. Os gestores não relataram suas despesas e tiveram cortes significativos de recursos, como o Fundo de Participação do Município (FPM) que é o principal recurso para 90% das cidades piauienses.

Segundo Marcos Patrício, assessor jurídico da Associação Piauiense de Municípios (APPM), nas últimas eleições houve a mudança de 75% dos gestores municipais e, por conta disso, muitos ainda não têm experiência com os procedimentos referentes à prestação de contas. Para esse fim, foi determinada a aplicação de cursos visando a qualificação dos prefeitos e seus técnicos.

O fundo de participação dos municípios é dividido em três parcelas. A primeira parcela deve sair na próxima sexta-feira mas, segundo o assessor jurídico, ainda é possível reverter a situação caso os gestores tenham já tenham os relatórios bem encaminhados, podendo receber o recurso entre a próxima sexta-feira (9) e a segunda-feira (12).

Marcos Patrício destacou ainda que 180 municípios piauienses sobrevivem do fundo de participação e sem esse recurso praticamente param.

Veja os municípios com repasses bloqueados abaixo:

Acauã, Alagoinha do Piauí, Alegrete do Piauí, Altos, Angical do Piauí, Anísio de Abreu, Aroeiras do Itaim, Barreiras do Piauí, Barro Durro, Bertolínia, Betânia do Piauí, Boa Hora, Cabeceiras do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo, Canavieira, Capitão Gervásio Oliveira, Coivaras, Currais, Currimatá, Elesbão Veloso, Francisco Macedo, Gilbués, Hugo Napoleão, Jacobina do Piauí, Jardim do Mulato, José de Freitas, Juazeiro do Piauí, Landri Sales, Luzilândia, Madeiro, Manoel Emídio, Monsenhor Gil, Matias Olímpio, Morro Cabeça do Tempo, Nazária, Nossa Senhora de Nazaré, Olho D'Água do Piauí, Paes Landim, Parnaguá, Passagem Franca, Picos, Riacho Frio, Santo Antônio dos Milagres, São Gonçalo do Gurguéia, São Gonçalo do Piauí, São João da Canabrava, São João da Serra, São João da Varjota, São José do Peixe, São João do Piauí, São Lourenço do Piauí, São Miguel do Tapuio e Sebastião Marcos.

Da Redação

Mais de Política