Facebook
  RSS
  Whatsapp

  03:26

Olheiras: entenda por que elas surgem e como minimizar o problema

 

As olheiras são uma queixa muito comum das pessoas, pois trazem um aspecto de cansaço indesejado. Existem basicamente quatro tipos/causas do problema. Entenda cada uma delas e veja a melhor forma de tratá-las.

PROFUNDA OU ESTRUTURAL: Tem causa genética ou surge com o envelhecimento e perda da massa óssea e estrutural da região dos olhos. Nesses casos, o mais recomendado é o tratamento com preenchimento de ácido hialurônico.

VASCULAR: De coloração mais arroxeada, azulada ou avermelhada, ocorre por um aumento da vascularização local ou por depósito de hemossiderina (um componente da degradação das hemácias). Pioram com cansaço, com a alteração da circulação e são mais visíveis quando a pele é muito fina, deixando os vasos dessa região mais aparentes. O tratamento mais indicado para esse tipo de olheira é realizado com lasers que atingem os vasos (Nd:YAG ou Dye Laser). Pode ser realizado preenchimento com ácido hialurônico em pacientes que tenham pele muito fina na região. Cremes com substâncias que ativam a circulação local, como cafeína, nodema, ginkgo biloba, também ajudam a solucionar o problema.

PIGMENTAR: Possui como característica uma coloração escura, devido ao depósito de melanina. Também tem componente genético – principalmente em pacientes com pele morena ou antecedentes alérgicos, como rinite. O tratamento principal é com cremes clareadores e lasers que agem no pigmento. 

MISTAS: Mais comuns. Indicado realizar combinação de tratamentos. 

O que fazer em casa para minimizar as olheiras
Alguns cuidados como dormir bem (oito horas por noite) e realizar compressas geladas com soro fisiológico ou chá de camomila ajudam a reduzir o edema e a melhorar a circulação local. Evitar alimentos com muito sódio, bebidas alcoólicas e o cigarro também é importante para isso. 

Os cremes para a área dos olhos são fundamentais e devem ser usados duas vezes ao dia — com movimentos suaves e circulares de dentro para fora. Invista nos que possuem ativos clareadores, hidratantes e que ativam a circulação local.

O uso de maquiagem pode ajudar a disfarçar as olheiras – o corretivo amarelo é o que tem melhor ação, atenuando a
coloração escura e arroxeada do local.

Da Redação

Mais de Moda e beleza