Facebook
  RSS
  Whatsapp

  08:10

Guaribas-PI: TV mostra a fome e a miséria na cidade símbolo de ‘Fome Zero’, 15 anos depois

 Panelas sem nada pra cozinhar. Cena fácil de ser encontrada em Guaribas-PI. Foto: Reprodução

Um Piauí que não passa na propaganda oficial do governo do Estado. Nem do governo federal. Mas ele existe e é vergonha nacional em matéria da TV Record. O município de Guaribas fica a 653 km ao sul de Teresina. O município foi emancipado pela lei estadual nº 4680 de 26 de janeiro de 1994, desmembrado de Caracol, a 60 km de distância, onde vai ter, por exemplo, uma estrada transitável. Boa parte de seu lado sul limita com cidades baianas. Mas é Piauí.

O município com pior índice de desenvolvimento do Brasil, em 2002, foi escolhido para ser o espelho do que seria o programa social que mudaria os índices de pobreza e da fome no Brasil, o “Fome Zero”.

Depois de prometer vir ao Piauí pessoalmente lançar o programa, o recém-eleito presidente Luís Inácio Lula da Silva teve que voltar a trás e mandou, em 3 de fevereiro de 2003, um mês após tomar posse uma comitiva de ministros a Guaribas. José Graziano, da Segurança Alimentar; Ciro Gomes da Integração Nacional; e Benedita da Silva da Assistência Social.

O programa “Câmara Record” mostrou o “Mapa da Fome no Brasil” no terceiro episodio da série, e pouca mudou no município, 15 anos depois. Foram dois blocos do programa, mostrando a situação de abandono de famílias que moram em Guaribas.

Segundo o IBGE, Guaribas já voltou a figurar entre os municípios mais famintas do país. Metade da sua população de 4.489 pessoas é extremamente miserável. Tem renda média de 162 reais e 95% dos habitantes dependem do bolsa família.

Em Guaribas, a falta de comida separa famílias, que busca uma vida melhor em outro lugar. É onde, também, a mãe assiste, sem chance de fazer absolutamente nada, a filha morrer de fome.

"Ela era bem bonitinha, tinha seis anos, do cabelo ruinzinho, o coração dói", lembra a mãe.

VIDEO PARTE 1

VÍDEO PARTE 2

Da Redação

Mais de Geral