Facebook
  RSS
  Whatsapp

  20:16

Notícias de ‘super nuvem’ no Piauí levam duas mulheres ao hospital em Campo Maior

 Uma das fotos que circulou o Piauí esta, postada pela página do Em Foco no Facebook. A foto traz o Açude Grande de Campo Maior sendo "encoberto" por uma nuvem normal. Foto da quinta-feira, 15.02.20

No início desta semana, vários sites de notícias divulgaram que parte do nordeste, incluindo 140 municípios do estado do Piauí, do litoral à região Sudeste do Estado, estariam em risco devido a uma “super nuvem” de 100 km de diâmetro.

Alguns sites ilustraram suas matérias com fotos de nuvens carregadas, registradas no começo do mês de janeiro deste ano na Comunidade Espigão do Leste, na zona rural de São Félix do Araguaia, cidade a 1.159 Km de Cuiabá-MT. Outros, usaram duas imagens de Campo Maior que foram, inclusive, publicadas - de forma descontraída - na página do EmFoco no facebook. VEJA FOTO 1 VEJA FOTO 2

DUAS PESSOAS FORAM PARAR NO HOSPITAL, DEPOIS DA NOTÍCIAS DA SUPER NUVEM

Em Campo Maior, a 82 km de Teresina, duas mulheres foram parar no Hospital Regional devido à notícia de risco devida a nuvem. Uma delas é moradora da Comunidade Porção e foi socorrida justamente pelo Superintende da Defesa Civil do Município, Edilson dos Santos Silva, conhecido como Edilson da Vargem, que desconhece a informação.

“Foi eu que socorri a pessoa, que apresentava pressão alta, desconforto, entre outros sintomas. Levei para o Hospital de Campo Maior para ser medicada”, disse Edilson ao EmFoco na tarde deste sábado. O caso aconteceu na quinta-feira (15/02).

Edilson afirmou que outra senhora, moradora do Bairro São João, na zona urbana de Campo Maior, também foi parar no hospital pelo menos problema. “Ela passou a noite de quinta-feira acordada, esperando a tal nuvem e chegou a um ponto que acelerou os batimentos, a pressão...]” confirmou Edilson.

Outra foto que rodou o Piauí [acima], é realemnte de Campo Maior e foi publicada pela página do Em Foco na quinta-feira

DEFESA CIVIL NEGA SUPER NUVEM

Edilson da Vargem disse ao EmFoco que Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e responsável  por antecipar desastres naturais causados por eventos extremos, não emitiu nenhum comunicado sobre o assunto.

“Se tivesse alguma coisa extraordinária, tanto a Defesa Civil do Estado do Piauí, quando a Defesa Civil municipal de Campo Maior receberia alerta do Cemaden. Esse Comunicado não chegou” enfatizou Edilson da Vargem.

O que existe, segundo o superintendente, é uma previsão de 15 a 20% de volume maior de chuvas em Campo Maior para os próximos dias, em comparação ao mesmo período do ano passado.

“Mesmo este aumento previsto ainda não é nada fora do normal. O que ocorre é que nos últimos anos tivemos invernos irregulares e fracos. Então fica parecendo que é muita chuva, mas está dentro do que é considerado normal para o período” concluiu Edilson.

PROFESSORA TAMBÉM DESMENTE EXISTÊNCIA DE SUPER NUVEM

Em entrevista a TV Meio Norte, o professor de Climatologia, Werton Costa, disse que, de fato, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais emitiu um alerta para o estado do Piauí e outros do Nordeste, mas que o alerta foi totalmente dentro da normalidade para os padrões do período chuvoso nessas regiões.

Sobre as nuvens, ele chegou a comentar uma novem registrada na quinta-feira em Campo Maior.

“Algumas fotografias de nuvens em Campo Maior e em Uruçuí representam instabilidades que ocorreram no passado ou mesmo no dia da emissão do alerta, mas, foram chuvas perfeitamente normais para o período de verão. Outras nuvens propagadas nas redes sociais [fotos abaixo] foram registradas no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Minas Gerais e todas elas são nuvens inofensivas. São nuvens prateleiras, aquele aspecto visual azulado na verdade é de uma nuvem que anuncia uma tempestade, mas, elas não ocorreram no Piauí”, concluiu.

As quatro fotos que foram usadas por muitos sites do Piauí e nas redes socais, foram publicadas em 12 de janeiro de 2018 pelo site 24 horas news, do Mato Grosso (VEJA AQUI)

 

Da Redação

Mais de Cidades