Facebook
  RSS
  Whatsapp

  22:53

Promotor Cláudio Bastos fala ao Em Foco sobre seu afastamento temporário de Campo Maior

Promotor tomou posse como Assessor da Procuradoria Geral de Justiça do Piauí

 Dr. Cláudio Bastos está em Campo Maior desde 2010 e irá se afastar temporariamente para exercer o cargo de assessor na Procuradoria de Justiça

O Promotor da 1ª Vara Criminal do Ministério Público (MP) de Campo Maior (PI) tomou posse na manhã de ontem (31) como assessor da Corregedoria do MP na gestão do novo Procurador Geral de Justiça, Cleandro Alves de Moura que ainda irá durar cerca de 1 ano e 10 meses. Claudio ficará afastado das funções ministeriais em Campo Maior durante o período que estiver ocupando o cargo que é comissionado. “Não estou saindo de Campo Maior, apenas irei me afastar temporariamente da função para ocupar o cargo na corregedoria”, informou.

 

Em seu lugar, ficará o Promotor Luciano Lopes Nogueira que já ocupa a 4ª vara criminal. Ele irá acumular as duas funções até o retorno de Cláudio Bastos. “Pediram para que nós assumissem logo para iniciar os trabalhos já agora em agosto”, argumentou.

 

Cláudio Bastos chegou em Campo Maior em Novembro de 2010 vindo da comarca de São Raimundo Nonato onde atuou por mais de 03 anos. O promotor tem a marca de fazer história por onde passa deixando sua marca por ser linha dura e trabalhar com o rigor da lei. Sempre em suas atuações nos júris populares ele destaca que é Promotor de Justiça e não de injustiça e faz a representação de acordo com a verdade dos fatos investigados.

 

DIMINUIÇÃO DA CRIMINALIDADE

 

Depois que chegou em Campo Maior a criminalidade diminuiu consideravelmente, mas ele não atribui isso somente ao seu trabalho. “Fizemos um trabalho conjunto com as policias e justiça e tiramos de circulação muitos bandidos que aterrorizavam a cidade com assaltos e crimes botando na cadeia e dando as condenações necessárias e isso fez com que melhorássemos ainda mais a imagem do judiciário”, comentou informando que hoje são raros aqueles criminosos que respondem em liberdade. “Se em outras épocas teve apadrinhamento, durante esse período demos resposta na medida certa”, disse.

 

PRISÃO DE JUIZ

Uma das atuações do promotor que chamou a atenção do país inteiro foi a prisão em flagrante do juiz Williams Veloso que foi pego recebendo propina da prefeita de Nossa Senhora de Nazaré, Lucienne Silva. Na época, ela denunciou à justiça que estava recebendo chantagens do juiz e o promotor fez toda a investigação e chamou a Polícia Federal para flagrar o momento que foi filmado e exibido, inclusive, no Jornal Nacional da Rede Globo.

 

COMBATE A CRIMINALIDADE

 

Em 2009 foi registrado 17 homicídios em Campo Maior e em 2012 apenas 04. Ele atribui isso ao trabalho de aplicar penalidades nos criminosos o que causou temor nos demais que passaram a pensar duas vezes antes de cometer algum delito. “O problema é que a criminalidade se renova e já há uma nova clientela”, frisou se referindo ao aumento de crimes de assaltos que tem sido realizado no município por jovens que nunca sequer tiveram passagem pela polícia.

 

“A pobreza não significa motivo para entrar no crime. Existe muitos que são filhos de famílias bem sucedidas, mas entram no mundo do crime por uma decisão pessoal. O que falta é um acompanhamento social, familiar e espiritual”, afirma o promotor.

 

Ele comentou ainda que alguns crimes que tem ocorrido em Campo Maior pode ter a relação com o tráfico o que é chamado de traficocídio que é o homicídio relacionado ao tráfico de drogas

 

"CAMPO MAIOR É UMA CIDADE CALMA"

 

No entanto, o Promotor afirma que apesar de tudo, Campo Maior é uma cidade pacata. “Apesar do numero de roubos que cresceu como no restante do país, Campo Maior é uma cidade calma”, sublinhou afirmando que “a maioria das pessoas envolvidos com roubos e homicídios estão presas”.

Fotos relacionadas

Weslley Paz

Mais de Cidades