Facebook
  RSS
  Whatsapp

  12:57

Cerca de 15 mil atletas foram beneficiados com ações da FUNDESPI em 2017

 

Mesmo com um orçamento curto e em tempos de crise a Fundação dos Esportes do Piauí (FUNDESPI) conseguiu desempenhar seu papel de forma positiva em 2017, é o que confirma o balanço divulgado pelo órgão nesta quinta-feira (28/12). Cerca de 14706 atletas amadores e profissionais das mais distintas modalidades esportivas foram beneficiados através de competições realizadas pela FUNDESPI e de apoio concedido pela Fundação nos últimos nove meses em que a instituição foi gerida pelo atual presidente, Paulo Martins.

 

De acordo com Paulo Martins, as ações da FUNDESPI são desenvolvidas em consonância com as três manifestações esportivas do Ministério do Esporte: o esporte educacional, o esporte participação e o rendimento esportivo. Neste contexto, iniciativas instituicionais se notabilizaram ao longo de 2017 como importantes para a materializao do planejamento plurianual 2016-2019.

 

No mbito do Esporte Educacional, tornou-se o foco das aes em 2017 a realizao dos Jogos Escolares Piauienses – JEP ́s e a participao da delegao piauiense nos Jogos da Juventude, em suas duas categorias (12 a 14 anos e 15 a 17 anos) que aconteceram em Curitiba-PR e Braslia-DF. Tambm, o apoio e fomento ao Campeonato Piauiense de Futebol Sub 11, em parceria com a Federao de Futebol do Piau, a TV Clube, Secretaria de Educao do Estado do Piau – SEDUC, entre outros parceiros.

 

Em 2017, participaram dos JEP ́s 1.727 atletas/estudantes das redes pblica, federal, estadual, municipal e da rede privada de ensino. Eles disputaram em doze modalidades distintas. Foram selecionados cerca de 240 alunos/atletas para os Jogos Escolares da Juventude que viajaram a Curitiba e a Brasília com apoio da FUNDESPI. O Campeonato Piauiense de Futebol Sub-11, considerada at agora a maior competio de base do futebol piauiense que contou com a participao de 24 clubes (escolinhas de futebol de todas as zonas de Teresina) envolveu mais de 500 atletas mirins.

 

Na categoria Esporte Participao, a FUNDESPI desenvolveu aes estratgicas, com destaque para o Vero Esportivo no Litoral e as obras de insfraestrutura de construo, manuteno e reformas de quadras, estdios e ginsios poliesportivos. O Vero Esportivo no Litoral uma iniciativa da FUNDESPI que objetivou oferecer atividades esportivas e de lazer no litoral piauiense no ms de julho deste ano, em perodo de veraneio envolvendo mais de 30 atletas. Foram organizadas atividades esportivas de futebol de areia, vlei de areia, atletismo e basquete para cadeirantes.

 

No âmbito do Esporte Rendimento foram realizadas as seletivas para a corrida de So Silvestre que aconteceram em 6 municpios piauienses (Barras, Piracuruca, Campo Maior, Esperantina, So Joo do Piau e Uruu). Estas competies envolveram cerca de 900 atletas amadores. Em Teresina foi realizada a IX edição da Volta da Cajuna que consolidou-se como o maior evento de pedestrianismo do Estado do Piau em 2017. Neste ano foram inscritos 489 atletas amadores e a FUNDESPI premiou a competio em 22 categorias.

 

A FUNDESPI não possui amparo legal para apoiar clubes profissionais, exceto em caso de patrocínios como foram concretizadas significativas parcerias com entidades que desenvolvem aes de esporte de rendimento. Algumas que merecem destaque foram os patrocnios com os clubes de futebol profissional Parnayba Sport Club e a Associao Esportiva de Altos, assegurando a plena participao da equipe, prioritariamente, no Campeonato Brasileiro Srie D, mas, tambm em competies oficiais, amistosas e amadoras, com reflexos diretos na qualidade dos espetculos, promovendo a dinamizao do esporte como elemento agregador de valores socioeconmicos e efetivar a aplicao do futebol profissional como instrumento eficaz de promoo de polticas pblicas.

 

MATERIAL ESPORTIVO

 

A aquisio e doao de materiais esportivos diversos para a comunidade piauiense foi outra ao importante desta fundao, com destaque para o fomento de eventos e atividades esportivas atravs da doao de equipes de futebol, bolas, redes, dentre outros materiais esportivos beneficiando cerca de 10.000 atletas.

 

TRANSPORTES E PASSAGENS

 

O investimento em transporte com finalidade de participao de atletas piauienses em competies nacionais e internacionais foi substancial e o apoio a algumas entidades destaque, onde foram beneficiados cerca de 1.000 atletas e tcnicos em 09 modalidades esportivas (natao, futsal, jud, xadrez, volei de praia, badminton, handebol e basquetebol para cadeirantes.)

 

As concesses de passagens areas foram feitas para o Projeto Esportivo Quartel General da Luta, Federao Piauiense de Wrestiling, Federao Piauiense de Kung- Fu, Federao Piauiense de Jud, Federao Piauiense de Desportos Aquticos, Centro Integrado de Reabilitao – CEIR, Fundao Mulher Guerreira, Associao Esportiva de Eventos do Grupo Negro, Federao de Badminton Piauiense – FEBAPI, Centro de treinamento TKD, Federao de Taewondo do Piau – FETAEPI e o Centro Olmpico de Atletismo do Piau –CTPI.

 

CAPACITAÇÃO

 

Alem de beneficiar os atletas direta e indiretamente, a Fundespi também atuou na capacitação e formação de novos árbitros. Foram realizados 13 cursos (Unio, Juazeiro do Piau, Manoel Emdio, Uruu, Monsenhor Gil, Piripiri, Porto, Luzilndia, Santo Incio do Piau, Ribeiro Gonalves, So Miguel do Tapuio, Prata do Piau e Itaueira), sendo beneficiados 487 rbitros amadores. Tambm, outros cursos foram fomentados pela instituio, a exemplo do Curso tcnico de capacitao e iniciao prtica do voleibol (So Raimundo Nonato) e Curso de metodologia e prtica do futsal (Pio IX).

 

OBRAS

 

Algumas obras estruturantes importantes foram concludas neste ano de 2017. Foram integralmente executados os contratos para a reforma do ginsio poliesportivo no municpio de Campo Maior-PI; a reforma do estdio de futebol Deusdeth Melo no municpio de Campo Maior- PI, a reforma do ginsio Governador Dirceu Mendes Arcoverde- VERDO, em Teresina-PI; a reforma do estdio de futebol Bezerro no municpio de Ipiranga-PI; e a iluminao de estdio de futebol Deusdeth Melo no municpio de Campo Maior - PI; Várias obras de construção de estádios foram iniciadas e outras retomadas entrando em fase de conclusão.

 

 

PERSPECTIVAS PARA 2018

 

O Projeto Eu Sou o Futuro foi pensado durante este ano de 2017 e sua materializao acontecer em 2018. Esta iniciativa tem por objetivo democratizar o acesso prtica e cultura do esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianas, adolescentes e jovens, como fator de formao da cidadania e melhoria da qualidade de vida de estudantes de escolas pblicas estaduais do Piau.

 

Alem do Projeto Eu Sou o Futuro, a FUNDESPI tem como principais perspectivas para 2018 aumentar o acesso ao esporte em todo o Estado, sem distines de qualquer natureza, promovendo a prtica da igualdade, ampliando e modernizando estruturas esportivas, mediante capacidade financeira do estado e articulando-se com os mais diversos setores para a promoo do esporte e disseminao da cultura esportiva nos seus mais diversos nveis. Entre as ações para o próximo ano serão iniciadas 60 novas obras esportivas em mais de 50 municípios.

 

 

O Presidente Paulo Martins afirma que se dependesse de sua vontade muito mais seria feito e todo e qualquer problema que tenha surgido teria sido evitado. “Mas nem sempre as coisas acontecem da forma que almejamos. Imprevistos acontecem e a burocracia termina impondo uma lentidão na execução dos serviços públicos. No entanto, não perdemos o estimulo de continuar lutando para ter um Piauí cada vez melhor e acreditamos que nesses nove meses de gestão conseguimos fazer acima do esperado pelo nosso esporte”, avalia o gestor. 

Fotos relacionadas

Por Weslley Paz

Mais de Esportes