Facebook
  RSS
  Whatsapp

  06:23

RETROSPECTIVA: Veja os acontecimentos que marcaram a região em 2017

Os fatos que marcaram o ano em Campo Maior e no território dos carnaubais reunidos na retrospectiva Em Foco

 

| Eleição e posse

No primeiro dia do ano são empossados vereadores eleitos e reeleitos em toda região. Acontecem as eleições para presidência das Câmaras Municipais e logo em seguida a posse dos prefeitos.

Em Campo Maior, Fernando Miranda é eleito presidente. Em dezembro, os vereadores resolvem antecipar as eleições para a mesa diretora, que deveria ocorrer no segundo biênio, e reelegem por unanimidade o presidente Fernando Miranda ainda no primeiro ano de gestão.

| Demissão de servidores

O prefeito Professor Ribinha recebe uma decisão da Justiça de Campo Maior para demitir os servidores contratados do município. O prefeito assinada um decreto e cumpre o mandado. Dias depois recorre ao Tribunal de Justiça do Piauí e consegue reverter a decisão.

| Suspeita de plágio no hino de Campo Maior

A Câmara de Vereadores realiza audiência pública para debater a suspeita de plágio no Hino de Campo Maior. Historiadores e músicos chegam ao consenso de que a letra e melodia do hino são copiadas. Uma comissão é formada para aprofundar os estudos e promover uma possível mudança no hino. Uma discussão se forma entre a população.

| Chuva e seca

A cheia de rios e barragens, no período chuvoso na região, levou centenas de pessoas a usufruírem de banhos e pescarias. Os locais se transformaram em balneários. No segundo semestre, porém, as cidades de São Miguel do Tapuio e Assunção do Piauí decretam estado de emergência pela falta de água.

| Assaltos

Em São Miguel do Tapuio uma quadrilha metralhou a sede da Companhia de Polícia Militar e explodiu a agência do Bando do Brasil. Em Castelo, criminosos entraram na agência dos Correios depois de cavarem um buraco na parede. Em Campo Maior, um homem rendeu um funcionário dos Correios e fugiu com o dinheiro da agência. 

| Mortes no trânsito

A suplente de vereador Francisca Maria dos Santos morreu depois de perder o controle da moto que pilotava e cair no canteiro central na Avenida Surubim, em Campo Maior. 

Em Cocal de Telha, o ciclista Pedro Ângelo morre ao ser atropelado por uma carreta na BR 343, na saída da cidade.

Um acidente no período de Carnaval envolve duas motos próximo a Pizzaria Tok Final, na Avenida Santo Antônio, em Campo Maior, e termina com um homem identificado por Panzila Cruz morto.

Em Sigefredo Pacheco, o jovem Lindenberg Portela dos Santos perdeu a vida depois de colidir sua moto contra um animal que cruzava a estrada da zona rural.

A criança Amanda Vitória Monteiro de Moura morre atropelada por um caminhão caçamba próximo ao SAMU, na BR 343, em Campo Maior. A criança andava numa moto pilotada pelo pai.

Uma batida entre duas motos deixou três mortos na estrada que liga Campo Maior a Jatobá do Piauí. Romualdo França de Oliveira e um homem identificado por Danilo morreram no local. José Valder Filho chegou a ser levado ao hospital, mas não resistiu e morreu.

Um capotamento na estrada da cidade de Domingos Mourão mata a fisioterapeuta campomaiorense Layana Leite. Os outros ocupantes do veículo, dois irmãos e uma cunhada, ficaram feridos.

Um acidente próximo ao Hospital de Campo Maior deixou duas jovens gravemente feridas. Internada do Hospital de Urgência de Teresina, Jaqueline Santos não resiste e morre.  

Um grupo de evangélicos que seguiam na carroceria de um carro entre São Miguel do Tapuio e Assunção do Piauí se envolve em um acidente. Duas pessoas morrem no local: Lia Raquel e Maria da Cruz.

No mês de dezembro, Jardel de Sousa Leite invade a BR pilotando uma moto Honda Pop 100 e morre esmagado por um caminhão. O garupa salta da moto e conseguiu sobreviver.

| Jovem é vítima do jogo Baleia Azul

Em junho, um jovem de iniciais L.C é atendido pelo SAMU dentro da Escola Leopodo Pacheco, em Campo Maior, suspeito de participar do jogo virtual Baleia Azul, que leva os jogadores a cometer suicídio. O jogo atinge o país e faz várias vítimas.

| Queda de Balões do Google

Balões do Projeto Loon, da empresa Google, caem em comunidades rurais das cidades de Buriti dos Montes, São Miguel do Tapuio, Campo Maior e Coivaras. Em Buriti, havia a suspeita que fosse uma aeronave que tivesse caído. O objeto estranho causa pânico nas comunidades. A polícia atendeu as ocorrências e recolheu os equipamentos.

| Tiroteios entre Cariri e Matadouro

Uma briga por causa do tráfico de drogas envolve gagues dos bairros Matadouro e Cariri, em Campo Maior. O confronto deixa Marcílio Marques Freire de Sousa morto por dívidas com o tráfico e duas pessoas inocentes baleadas. Após uma série de tiroteios, a polícia realiza a Operação Saturação, prende traficantes e armas. 

| Empresária morre em tiroteio

Um tiroteio num bar do Bairro Matadouro, em Campo Maior, deixou a empresária Marlúcia Pereira de Sousa e a jovem Aldaisa feridas. Após perder os movimentos dos membros inferiores, Marlúcia deixa o hospital e vai pra casa. A empresária não resiste às complicações e morre oito dias depois de ser baleada.

| Operações prendem campomaiorenses

A polícia desencadeia a Operação Infiltrados, em junho, para apurar fraudes em concursos públicos. São presos dois agentes da Polícia Civil de Campo Maior, policiais naturais de Campo Maior que atuavam em Pedro II e São Raimundo Nonato e um estudante de medicina de Campo Maior. Em agosto, a Operação Fantasma e prende família em Campo Maior por crimes contra a ordem tributária. São presos três irmãos e a mãe da família Misterdams e anda pessoas que atuavam como “laranjas” dos golpistas.

| “Piranha” é condenado por estupro de criança

O Tribunal de Justiça designa o juiz Múccio Miguel Meira para a vara criminal de Campo Maior e julgamentos de crimes voltam acontecer. O Tribunal Popular do Júri condena Antônio Francisco Vieira da Silva, o “Piranha”, a 33 anos de prisão pelo estupro e morte da criança Franciele da Silva Santos, de 9 anos de idade, na comunidade Porção, em Campo Maior.

| Presídio inaugurado

Após oito anos em construção, o Presídio de Campo Maior é inaugurado sob polêmicas.Devido superlotação das unidades prisionais, a Secretaria de Justiça inaugura o Presídio durante a madrugada e transfere presos para o local. Movimentos sociais criticam o nome Nelson Mandela e a tratamento dados aos detentos. O local é esvaziado e tem o nome retirado. Meses depois, o governo inaugura novamente com o nome de Penitenciária Regional José de Arimateia Barbosa Leite.

| Diocese ganha novo bispo

Em junho, o Papa Francisco nomeia o como novo bispo da Diocese de Campo Maior o padre Francisco de Assis Gabriel dos Santos, natural da Paraíba. Em setembro, o religioso assume o cargo e é recebido em Campo Maior com carreata e uma grande celebração religiosa.

| Sabor Maior e Canyon Fest Poti

É realizado o Festival Gastronômico de Campo Maior. O evento reúne atrações nacionais como a sertaneja Paula Fernandes, Biquini Cavadão, Fernando Mendes, Jonas Esticado e Solange Almeida, e o melhor da culinária regional. Em Castelo do Piauí, o Cachaça Fest se transforma em Canyon Fest Poti para potencializar o turismo da região. Joelma, José Augusto e Raça Negra atraem um grande público.

| Melhor do interior do Piauí

O Em Foco é eleito o melhor site de notícias do interior do Piauí e faturou o Prêmio Interaje. Em 2017 o site ganha ainda novo layout, mais agilidade e conteúdo. O grupo produz a Revista Foco e denuncia obras da educação paralisadas na região. Enquanto isso, o site denuncia a alta no gás de cozinha e na gasolina e revela a suspeita de cartel entre as empresas.

| Esporte

A diretoria do Comercial resolveu retirar o clube do Campeonato Piauiense alegando a reforma no Estádio Deusdeth Melo. O Caiçara tenta retornar a primeira divisão, mas é barrado pelos demais times. Após anos fechado para obras, o estádio Deusdeth de Melo é inaugurado com novo gramado e iluminação.

Por Otávio Neto

Mais de Cidades