Facebook
  RSS
  Whatsapp

  06:11

Cajueiro do Piauí é reconhecido como maior do mundo

 

O periódico internacional Genetics and Molecular Research (GMR) publicou um artigo de sete páginas, apresentando as comprovações de que o Cajueiro-Rei, localizado em Cajueiro da Praia no Piauí, tem uma área de copa maior do que o cajueiro de Parnamirim (RN), eleito pelo Guinness Book (livro dos recordes), em 1994, como o maior do mundo.

Depois de diversos estudos sobre a extensão do maior cajueiro do mundo, foi comprovado cientificamente e publicado em artigo internacional, que a árvore de maior tamanho encontra-se no Piauí. O cajueiro possui cerca 8,8 mil metros quadrados e é conhecido como Cajueiro-Rei.

A conclusão do estudo ocorreu ainda em 2016, através de pesquisa realizada por equipe de pesquisadores do Laboratório de Biologia Molecular e de Estudos de Injúrias Biológicas (LABMIMBIO), da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).A pesquisa foi liderada pelo doutor e farmacêutico bioquímico da Uespi, Fabrício Amaral e é assinada por mais sete pesquisadores radicados nas instituições Uespi, Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Fabrício Amaral explica que a pesquisa começou com uma iniciativa do então deputado federal, Flávio Nogueira, e depois ganhou força. “Na época nasceu todo o desafio de fazer a identificação genética e depois a mensuração do tamanho do cajueiro. O processo de avaliação ocorreu com a mensuração em GPS do cajueiro. Surgiu uma dúvida se aquela árvore era apenas uma planta, então, por meio de amostras analisadas em laboratórios, descobrimos que sim”, afirma.

Por Rafael Melo

Mais de Geral