Facebook
  RSS
  Whatsapp

  22:34

Barragem do Emparedado apresenta alto risco de rompimento

O local apresentava vazamento de água e rachaduras

 

Um estudo da Agência Nacional de Águas (ANA) mostra que a Barragem do Emparedado, em Campo Maior, apresenta alto risco de rompimento. O Relatório de Segurança de Barragens (RSB) analisou 35 reservatórios no Piauí. Deles, 33 entraram na lista de alto risco de rompimento por apresentarem problemas em suas estruturas. 

Além da barragem do Emparedado, está incluído no relatório o Açude Cadeirão, em Piripiri, Barragem do Bezerro, em José de Freitas, Barragem Petrônio Portela, em São Raimundo Nonato, e Barragem Piaus, em São Julião. Em Campo Maior, o reservatório tem 8 metros de altura e capacidade de 5hm.

Em março, o Em Foco noticiou que o Ministério Público solicitou da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR) que apresentasse um plano de segurança para a Barragem Emparedado depois que um relatório do órgão apontou que o sangradouro do local apresentava vazamento de água, rachadura e que há local onde a estrutura de concreto foi destruída pela força da água.

Foto: Jornal O DIA 

O relatório explica que o estudo é realizado anualmente pela Agência Nacional de Águas (ANA) e enviado ao Conselho Nacional de Recursos Hídricos. Logo depois o documento é enviado ao Congresso Nacional para a realização de aperfeiçoamento. 

“É muito importante que o Poder Público fomente o engajamento e a conscientização dos empreendedores frente aos grandes desafios que se apresentam. E que o acidente da barragem de Fundão deixe uma importante lição para as gerações atuais e futuras sobre a importância do tema Segurança de Barragem”, alerta a ANA. 
 

Por Otávio Neto

Mais de Cidades