Facebook
  RSS
  Whatsapp

  05:19

Temer autoriza intervenção da Força Nacional na segurança do Piauí

Os detentos chegam a tomar a unidade e o número de fugitivos chegou a 85

 

O presidente Michel Temer autorizou que um contingente da Força Nacional de Intervenção Penitenciária (FTIP) atue nas unidades prisionais do Piauí, segundo a Secretaria de Justiça (Sejus). A decisão foi anunciada após reunião do presidente como o Secretário de Justiça, Daniel Oliveira, e o Governador do Estado, Wellington Dias (PT), nesta segunda-feira (9), em Brasília. Entre sexta-feira (6) e domingo (8) a Sejus informou que 85 detentos fugiram do sistema prisional.

Na sexta-feira (6), episódios de violência foram registrados na penitenciária Luiz Gonzaga Rebelo, em Esperantina, 174 km ao Norte de Teresina. Os detentos chegam a tomar a unidade e o número de fugitivos chegou a 85. Às 17 horas de segunda-feira (9) a Sejus informou já ter recapturado 34 detento e que 51 continuam foragidos.

“O presidente autorizou a ida de 100 homens da Força. É um reforço por conta da rebelião e de outros incidentes. Ainda tenho uma reunião com o ministro da Justiça para discutir a parte técnica e operacional”, explicou o secretário de Justiça do Piauí, Daniel Oliveira acrescentando que outra reunião ainda nesta segunda-feira vai definir a data de chegada da FTIP ao estado.


RELACIONADA: Acusado de assaltos em Campo Maior foge de presídio durante rebelião


De acordo com a Sejus, além do reforço na segurança, o presidente determinou que a Polícia Federal investigue a presença do crime organizado nos presídios do Piauí. A assistência do Governo Federal foi solicitada depois de em menos de uma semana, haver o registro de ocorrências em penitenciárias do estado.

Na última segunda-feira (2), um adolescente de 13 anos foi encontrado debaixo da cama de um detento condenado por estupro na Colônia Agrícola Major Cesar Oliveira, localizada no município de Altos, a 38 km de Teresina, Norte do Piauí.

Fonte: G1/PI

Por Otávio Neto

Mais de Polícia