Facebook
  RSS
  Whatsapp

  02:19

Wellington Dias diz que finanças do Estado chegou ao limite negativo

O Estado foi notificado pelo Tesouro Nacional e pelo Tribunal de Contas do Estado

 

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), anunciou na manhã desta quinta feira (21) que o governo do Estado vai adotar novos cortes - o terceiro dos últimos anos -  para evitar o colapso nas finanças.

Ao participar de solenidade que instituiu a carnaúba com árvore símbolo do Piauí, o governador informou que o Estado foi notificado pelo Tesouro Nacional e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) por ter ultrapassado o limite prudencial de gastos públicos da Lei Responsabilidade Fiscal.

“Vamos ter que apresentar um novo plano, pois fomos notificados. Para se ter uma ideia, perdemos nos últimos meses R$ 166 milhões de receita partilhada com a União. Há uma necessidade de adotar medidas com o objetivo principal de não atrasar salários”, alertou o governador.

Wellington Dias afirmou ainda que pediu ao Comitê de Receitas e Despesas, que é considerado a cúpula econômica do governo, para que apresente medidas de contenção de gastos.

Além disso, o gestor admitiu que é um momento desafiador. “Confesso que não é fácil quando a gente topa no osso, e vamos ter que adotar medidas urgentes”.

Reajuste

Com a crise financeira, o governador voltou a descartar a possibilidade de reajuste salarial. 

"Desde que recebi a notificação do Tesouro Nacional não é possível qualquer aumento de despesa de pessoal, alias pela situação a gente quer segurar outras despesas também durante o ano de 2017". 

Dias afirmou que irá trabalhar com duas alternativas. Uma de aumentar as receitas e a outra seriam os cortes nas despesas.   

Uma das medidas de aumentar a receita é conseguir junto ao governo federal os R$ 800 milhões pela federalização da Cepisa. O governo ingressou com ação no STF (Supremo Tribunal Federal) para barrar a privatização. Outra medida, segundo o governador, é realizar um leilão de ativos.

Fonte: Cidade Verde 

Por Otávio Neto

Mais de Geral