Facebook
  RSS
  Whatsapp

  18:22

Aluísio Martins pede retirada do nome Nelson Mandela de presídio

O nome do líder pacifista numa penitenciária gerou polêmica entre movimentos Afro-descentes e nas redes sociais

 Foto: Alepi

O deputado estadual Aluísio Martins (PT) afirmou que pedirá nesta segunda-feira (18/09) a revogação do projeto de lei que nomeia a Penitenciária de Campo Maior de Nelson Mandela. O nome do líder pacifista numa penitenciária gerou polêmica entre movimentos Afro-descentes e nas redes sociais. 

O projeto de lei que dá nome a penitenciária foi apresentando por Aluísio Martins e aprovado pelo plenário da Assembleia Legislativa do Estado em junho desse ano. Mas a polêmica teve início na última quinta-feira (14/09) quando o nome começou a ser usado devido à inauguração emergencial da Casa de Detenção. 

“O Projeto de Lei ainda não havia sido sancionado pelo governador Wellington Dias. Com o pedido de revogação, a Casa de Detenção terá outro nome, que já está sendo estudado pelo parlamentar”, disse uma nota divulgada pela assessoria do parlamentar. 

Nesse domingo (17/09), através de vídeo publicado nas redes sociais, o secretário de justiça Daniel Oliveira pediu desculpas por usar o nome Nelson Mandela na penitenciária. Ele usa o termo equivocado para justificar o pedido de desculpas. 

“Quero transmitir a vocês um pedido de desculpas. Pedido de desculpa por ter usado equivocadamente o nome do pacifista, líder Nelson Mandela no Presídio de Campo Maior. Esse erro foi meu e da minha equipe. Estamos através desse vídeo reconhecendo o erro”, declarou Daniel. 
 

Quem foi 
Nelson Mandela foi líder do movimento pela liberdade conhecido como antiapartheid, na África do Sul. Considerado terrorista, ficou 27 anos preso. Tornou-se presidente e conquistou mais de 250 premiação em reconhecimento de sua luta pela liberdade, dentre eles o Nobel da Paz, em 1993.

Por Otávio Neto

Mais de Cidades