Facebook
  RSS
  Whatsapp

  02:50

Prefeitura de cidade do Piauí corta abastecimento de água para 12 mil pessoas

As ligações irregulares teriam iniciado há cerca de 20 anos

 

Nessa quinta-feira (17), pelo menos 12 mil pessoas completaram um mês sem água em Oeiras, 313 km ao Sul de Teresina. O corte foi feito pela Prefeitura e as pessoas alegam que não têm como fazer novas ligações.

A Prefeitura de Oeiras explicou que a suspensão aconteceu para atender determinação do Ministério da Educação, que negou ao G1 qualquer relação com o problema. A Agespisa pediu que os moradores busquem a empresa para regularização.

As ligações irregulares teriam iniciado há cerca de 20 anos, quando conjuntos para pessoas de baixa renda foram instalados no entorno de escolas municipais. A gestão, na época, decidiu fornecer água gratuitamente para essas pessoas, que não teriam condições de pagar.

Agora, no entanto, a população deverá buscar a Agespisa, que faz o tratamento e fornecimento de água para o restante da cidade.

Por meio de nota a prefeitura de Oeiras informa que os cortes não afetaram 12 mil habitantes e que a polêmica criada em torno do assunto tem cunho eleitoreiro. "As intervenções aconteceram pelo fato do município ter sido contemplado pelo Água na Escola, programa do Ministério da Educação, que tem ações voltadas para garantia do abastecimento contínuo de água adequada ao consumo humano. A medida foi tomada no intuito de resguardar o município e evitar que os recursos do programa sejam bloqueados após fiscalizações por parte do Ministério", diz a nota.

Fonte: G1/PI

Por Otávio Neto

Mais de Geral