Facebook
  RSS
  Whatsapp

  12:10

Piauí bate record de baixas temperaturas e Campo Maior pode chegar a 15°C nos próximos dias

As baixas temperaturas no Piauí e no Nordeste ocorrem por causa da grande perda radiativa (perda de calor) das noites sem nuvens.

 Carnaubais e Serra de Santo Antonio em Campo Maior. Foto: Alcides Filho

O site Climatempo divulgou informação que o Piauí vem batendo record de baixas temperaturas e pode continuar elos próximos dias. Segundo o site, a combinação de noites sem nuvens e a eventual passagem de ventos frios de origem polar pelo Nordeste brasileiro tem causada uma acentuada queda da temperatura em muitas áres do Piauí e em outros estados nordestino.

 

Teresina-PI, por exemplo, registrou na madrugada de 13 de julho, a menor temperatura do ano, com 17°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. O recorde anterior era 19,5°C, no dia 23 de junho. Em 2016 a menor temperatura em Teresina também foi de 17,0°C registrados em julho e em agosto.

 

Na quinta-feira, dia 14, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 12,8° na cidade de Oeiras, sendo uma das mais baixas do Nordeste. Caixas-MA registrou 15,2°C e Piatã-BA 13,1°C.  Segundo o site, o oeste baiano pode registrar temperaturas em torno dos 10°C e o Piauí chegar na casa dos 13°C nos próximos dias.

 

 

As baixas temperaturas no Nordeste ocorrem especialmente por causa da grande perda radiativa (perda de calor) das noites sem nuvens. Quando grandes sistemas de alta pressão atmosférica influenciam o Brasil, como atualmente, a subsidência é grande e a perda radiativa é intensa. Uma grande massa de ar seco que já atua sobre o Brasil ganhou força sobre o Nordeste desde sexta-feira (14/07). A umidade tende a diminuir em toda a Região e as noites vão ficar mais secas e frias.

 

CAMPO MAIOR

Segundo previsão projetada pelo Climatempo, Campo Maior registra a menor temperatura desta série, 17ºC, nesta madrugada de domingo, mas vai ficar oscilando entre 17ºC e 18ºC até a quarta-feira, dia 19/07, quando começa a voltar a média normal, em torno de 23ºC. Já o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC/INPE diz que na sexta-feira, dia 21ºC, Campo Maior vai atingir 15ºC, durante a madrugada, a menor da série. A máxima, no mesmo período, vai ficar entre 33ºC e 35ºC, segundo estimativa dos dois institutos.

 

Com informações de Josélia Pegorim/Climatempo e CPTEC/INPE

Da Redação. campomaioremfoco@hotmail.com

Mais de Cidades