Facebook
  RSS
  Whatsapp

  12:30

Elmar Carvalho lança romance com a história de Campo Maior na década de 1970

O romance acontece no momento da disparidade entre a religiosidade praticada na Igreja Matriz e a prostituição na Rua Santo Antônio, a poucos metros dali

 

O escritor Elmar Carvalho lançou na noite dessa sexta-feira (07/07), em Campo Maior, sua mais nova obra literária: Memórias de Évora. Romance erótico, a publicação conta a história do personagem Marcos Azevedo e se passa na cidade de Campo Maior nas décadas de 1970 e 1980 A noite de autógrafos reuniu amigos, autoridades e personalidades locais.


“Memórias de Évora é meu primeiro romance. Já havia escrito livros de poesias, prosa, crônicas e agora cheguei ao romance. A história vai desde a infância até a iniciação sexual de um personagem e que tem como pano de fundo Campo Maior e Parnaíba. Quem tem mais idade vai recordar daquela Campo Maior, os mais novos vão conhecer como era nossa sociedade em todos os aspectos. É uma mescla de ficção com a realidade que vivi”, recomenda Elmar Carvalho. 


Na apresentação do livro, Cunha e Silva Filho adverte: “Se desenvolve num simplicidade de linguagem, correção, um leve sabor clássico e arcaizante de vocabulário, moderação no plano poético desenvoltura nas descrições e trechos dissertativos do espaço literário, conhecimento da natureza, aliado ao poder de observação dos costumes e hábitos do interior”, analisa. 


João Alves Filho, presidente da Academia Campomaiorense de Artes e Letras, lembrou que o romance acontece no momento da disparidade entre a religiosidade praticada na Igreja Matriz e a prostituição na Rua Santo Antônio, a poucos metros dali. O médico e acadêmico Domingos José de Carvalho recordou que no mesmo período a cidade vivia uma expansão de automóveis, ganhava construções emblemáticas e comentou o cotidiano da sociedade campomaiorense. 

 


A Menina do bico de ouro 
Na ocasião, o juiz Raimundo Leite lançou o livro infantil A menina do bico de ouro. Em sua primeira obra, o autor traz histórias que se passam em sua fazenda na cidade de José de Freitas. “São historinha para as crianças que ensinam o respeito pela natureza e a Deus. É minha contribuição para fazer uma sociedade melhor”, esclarece. 

 

Fotos relacionadas

Por Otávio Neto

Mais de Cidades