Facebook
  RSS
  Whatsapp

  11:50

Ex-prefeito paga quase 10 mil reais de fiança para não ficar preso após operação policial no Piauí

 

A Policia Civil do Piauí, através da Delegacia Regional de Piripiri/PI deflagrou na manhã de hoje a “Operação Archeion” visando recuperar documentos públicos do município de Piripiri/PI, referentes à gestão municipal dos anos 2013 a 2016 que teriam sido retirados dos arquivos públicos.

 

“O inquérito policial foi iniciado junto à Delegacia Regional após requerimento do município informando do sumiço dos documentos. Também constavam dos autos elementos de informação acerca da retirada dos documentos e seu provável paradeiro, fato confirmado pelo depoimento de servidores no inquérito.” afirmou o Delegado Regional Dr. Jorge Terceiro, também responsável pelo 1o Distrito Policial da cidade.

 

Com base nesses elementos a Policia Civil representou ao Poder Judiciário que, após parecer favorável do Ministério Publico, expediu dois mandados de busca e apreensão domiciliar cumpridos na manhã de hoje pela Policia Civil de Piripiri, um deles tendo como alvo a residência de um ex funcionário que seria o responsável pela retirada dos documentos e o outro tendo como alvo a residência do ex-prefeito municipal.

 


“O cumprimento dos mandados foi realizado por uma equipe de 11 policiais civis e não teve qualquer resistência por parte dos moradores das residências alvo. Na residência do ex-gestor, que cooperou plenamente com as buscas, foram localizados 65 (sessenta e cinco) caixas de arquivos contendo documentos públicos referentes à gestão do município de Piripiri/PI no período 2013-2016.” Afirmou o Delegado Ricardo Oliveira do 2o Distrito Policial de Piripiri.

 

Todo o material foi apreendido e procedeu-se à autuação do ex-gestor em flagrante pela pratica, em tese, de delito de ocultação de documento público (art. 305 do CPB). O mesmo foi liberado logo apos efetuar o recolhimento de fiança arbitrada pelo juiz criminal da comarca no montante de 10 (dez) salários mínimos.

 

 

A palavra “Archeion”, nome dado à operação, vem do grego, significando “arquivos” ou “local onde se guardam documentos”.

 

FONTE: Realidade em Foco

Da redação

Mais de Polícia