Facebook
  RSS
  Whatsapp

  01:49

Você sabe o que é e como acontece o ataque cardíaco? Saiba como se prevenir

 

Os crescentes casos de ataques cardíacos no município de Campo Maior começaram a assustar a população. Só esta semana, dois casos deste mal súbito vitimaram duas pessoas muito conhecidas na cidade.

 

Os fatores que levam ao ataque cardíaco, clinicamente conhecido como infarto do miocárdio, são inúmeros e podem ser ocasionadas pela má alimentação, ingestão exacerbada de bebidas alcoólicas, tabagismo ou fatores fisiológicos. Trata-se da obstrução completa de uma artéria coronária por um coágulo sanguíneo ou placas de gordura, impossibilitando a circulação sanguínea na área e por fim causando a falência do músculo cardíaco.

 

No Brasil, ocorrem cerca de 300 mil infartos por ano, segundo dados do ministério da saúde, cerca de 26,6% acaba por falecer em decorrência das sequelas.

 

Mas afinal de contas, você sabe como se prevenir do infarto? O Campo Maior em Foco traz algumas dicas de mudanças de hábitos que poderão possibilitar uma vida longa e mais saudável:

 

TENHA UMA DIETA EQUILIBRADA

 

 

Faça refeições saudáveis e variadas, isso irá reduzir significativamente o acúmulo de gorduras nas suas artérias. Capriche nas frutas, legumes, grãos e hortaliças em geral.

 

As carnes magras como peixes e aves podem auxiliar ainda mais na sua saúde cardíaca. Evite gorduras saturadas, trans e o colesterol que podem ser encontradas nas manteigas e margarinas, queijos e outros laticínios.

 

O sódio também é um grande vilão da saúde. Além de causar a elevação da pressão arterial, poderá agravar ainda mais sua saúde caso você já tenha histórico de doenças cardíacas na família.

 

FAÇA EXERCÍCIOS FÍSICOS

 

 

Com o passar da evolução e o abandono da vida nômade, o ser humano iniciou um processo perigoso em sua vida: o sedentarismo.

 

O corpo humano possui mais de 650 músculos que correspondem a 40% da sua massa corporal, tanta variedade e força não foi feita para ficar estática e enfraquecida.

 

Se você não é adepto das academias, caminhadas, exercícios aeróbicos, correr ou nadar são ótimas alternativas, já que estes exercícios forçam toda a musculatura corporal e ajudam na queima da gordura. Os médicos recomendam a prática de exercícios pelo menos 30 minutos por dia, cinco vezes por semana.

 

 

Que tal aproveitar o açude revitalizado e iniciar agora mesmo uma caminhada diária? Nunca é tarde demais para ter uma vida saudável e ainda aproveitar uma linda vista da cidade.

Por Rafael Melo

Mais de Saúde