Facebook
  RSS
  Whatsapp

  08:32

Ministério Público abre 19 inquéritos contra ex-prefeita de N. S. de Nazaré

Os 19 contratos suspeitos, juntos, chegam ao valor de 1 milhão

 

O Ministério Público instaurou 19 inquéritos para apurar irregularidades na gestão da ex-prefeita de Nossa Senhora de Nazaré Luciene Maria da Silva Lopes. O promotor Maurício Gomes de Souza iniciou a investigação depois que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) reprovou as prestações de contas de Luciene Lopes referentes ao ano de 2011. 


Segundo o TCE, a ex-prefeita contratou empresas sem o processo de licitação. Dentre elas estão escritórios de advocacia, serviços contábeis, de dedetização, aluguel de carros, compra de peças de automóveis, de alimentos e até compra de remédios. A promotoria notificou a ex-prefeita e os proprietários das empresas contratadas para prestarem informações.


Os 19 contratos suspeitos, juntos, chegam ao valor de 1 milhão. O maior deles foi firmado com um posto de combustível de Campo Maior e somou 211 mil. O segundo de maior valor, R$ 117 mil, foi celebrado com um escritório de advocacia também de Campo Maior. 


O Ministério Público apura ainda o gasto de 37 mil com a compra de passagens aéreas, 18 mil com a elaboração de projetos técnicos e 86 mil com a fragmentação das despesas com limpeza pública. Dois contratos envolvem o Fundeb, seis utilizaram o Fundo Municipal de Saúde e um deles o Fundo Municipal de Assistência Social. 


Luciene Maria foi condenada em fevereiro passado pela Justiça Federal numa ação de improbidade administrativa. O juiz Adonias Ribeiro entendeu que a ex-prefeita contratou empresas para o transporte escolar sem licitação e veículos inadequados para o transporte dos alunos. Luciene foi condenada a devolver 100 mil reais.  
  

 

Por Otávio Neto

Mais de Cidades