Facebook
  RSS
  Whatsapp

  17:05

Pesquisa explica porque as pessoas eram mais magras na década de 80

Os cientistas conseguiram provar que, atualmente, as pessoas estão em média 10% mais pesadas que nos anos 80

 

Já reparou que nas fotos de 20 ou 30 anos atrás o povo era mais magro? Um estudo conduzido pela Universidade York, no Canadá, encontrou uma relação direta entre o peso de uma pessoa e a época em que ela vive. Os cientistas conseguiram provar que, atualmente, as pessoas estão em média 10% mais pesadas que nos anos 80, mesmo seguindo a mesma dieta e exercícios.

 

Segundo o estudo se uma determinada pessoa que, em 2006, ingeria a mesma quantidade de calorias, consumindo a mesma quantidade de nutrientes (proteínas , gorduras e calorias) e se exercitava com a mesma quantidade de atividade física de uma pessoa com a mesma idade em 1988, teria um índice de massa corporal de cerca de 2,3 pontos percentuais a mais. Ou seja, as pessoas hoje são aproximadamente 10% “mais pesadas” do que as de 1980, mesmo se elas seguiram a mesma dieta e os mesmos exercícios da “outra época”.

 

Os motivos para essa diferença ainda não estão claros, mas Jennifer Kuk, professora de cinesiologia e ciência da saúde da York University em Toronto e umas das autoras do estudo, acredita em três possibilidades.Primeiro, As pessoas, hoje, são expostas a um número maior de substâncias químicas, o que pode levar ao aumento de peso. Pesticidas, aditivos anti-chamas, substâncias presentes em embalagens de alimentos…tudo poderia alterar os nossos processos hormonais e mudar a maneira pela qual os nossos corpos ganham e mantêm peso;

 

Segundo, o uso de medicamentos que precisam de prescrição (tarjas vermelha e preta), de fato, vem aumentando consideravelmente desde os anos 70 e 80;

 

Por último, pode ser que o microbioma humano (as bactérias do nosso corpo) esteja sendo alterado, pois a população come mais carne hoje em dia do que há algumas décadas, e muitos produtos de origem animal são tratados com hormônios e antibióticos, o que afeta inclusive o nosso peso corporal.

 

“Os resultados do nosso estudo sugerem que atualmente uma pessoa de 25 anos, para não ganhar peso, tinha que comer menos e fazer mais exercício”, afirmou em comunicado Jennifer Kuk, “Contudo isto também indica que existem outras mudanças que contribuem para o aumento de peso”, alerta.

 

Fonte R7 

Por Otávio Neto

Mais de Moda e beleza