Facebook
  RSS
  Whatsapp

  00:52

TCU suspeita de doações ilegais na campanha eleitoral em Campo Maior

Em Campo Maior, os quatro candidatos a prefeitos receberam um total de R$ 395 mil em doações

 Foto: Reprodução

O Tribunal de Contas da União (TCU) incluiu Campo Maior entre os 23 municípios do Piauí que possuem suspeitas nas doações de campanha desse ano. O órgão acredita que em todo o Estado são mais de 21 mil doações ilegais que alcançam um total de 6 milhões. 


Em Campo Maior, os quatro candidatos a prefeito receberam um total de R$ 395 mil em doações. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, as prestações de contas parciais mostram que Joãozinho Félix (PPS) recebeu 192 mil, seguido de Professor Ribinha com 154 mil; Ribamar Coelho, 47 mil; e Marco Pereira, 2.400 mil.


Dentre os principais indícios de irregularidades nas receitas e despesas dos candidatos no Piauí, estão: contratação de empresas com apenas dois funcionários, doação de beneficiários do Bolsa Família, doação de pessoas falecidas e doadores com renda incompatível com o valor doado. 


As cidades com indícios de fraudes são elas: Teresina, Parnaíba, Picos, Alegrete do Piauí, Floriano, Oeiras, Colônia do Piauí, Caridade do Piauí, Porto, Barras, Piripiri, Alvorada do Gurgueia, Nazária, Campo Maior, Altos, Buriti dos Lopes, Uruçuí, Bom Jesus, Ribeiro Gonçalves, Corrente, Ipiranga, São Francisco do Piauí, Marcolândia.


As suspeitas de ilegalidade no pleito eleitoral do início do mês foram levantados pelo TCU e entregue ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As denúncias seguem para os juízes eleitorais responsáveis, que deverão apurar as denúncias. 

 

Por Otávio Neto

Mais de Cidades