Facebook
  RSS
  Whatsapp

  08:04

Fiscalização fecha clínica odontológica em Campo Maior por falta de higiene

o proprietário da clínica vai responder a um processo que pode resultar em punições com advertência até a cassação do profissional

 

A fiscalização do Conselho Regional de Odontologia do Piauí fechou na manhã dessa segunda (17) uma clínica particular em Campo Maior que funcionava sem alvará. Outras duas clínicas foram autuadas no município por uso de propaganda irregular. 


Segundo o CRO-PI, a clínica fechada (o Conselho prefere não revelar nomes) além de não possuir alvará de funcionamento não continha equipamentos básicos para manter a higiene dos materiais utilizados nos procedimentos odontológicos. 


“A clínica particular funcionava sem o alvará sanitário e apresentava condições precárias de higiene. O local não tinha equipamentos para fazer a esterilização de acordo com as exigências de biossegurança. Foram encontrados material cirúrgico com prazo de validade vencido, instrumentos sem esterilização, luvas e recipientes sujos e ainda peças enferrujadas.”, disse a assessoria do órgão. 


Leandro Sá, presidente do Conselho Regional, explica que o proprietário da clínica vai responder a um processo ético junto ao órgão que pode resultar em punições com advertência até a cassação do profissional. 

 

 

 

 

Propaganda irregular 
Durante a fiscalização dessa segunda, o Conselho identificou ainda outras três irregularidades em clínicas do município. Duas delas faziam uso de propaganda irregular. 


“A legislação proíbe qualquer tipo de anúncio e publicidade que envolva preços ou modalidade de pagamento, além de ações promocionais, configurando-se captação irregular de pacientes, conforme o Código de Ética da Odontologia”, afirma o Conselho. 


Uma terceira clínica foi encontrada sem registrou junto ao CRO-PI e sem alvarás de funcionamento do Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária. O proprietário ganhou 10 dias de prazo para regularizar o estabelecimento. 

 

 

Por Otávio Neto

Mais de Cidades