Facebook
  RSS
  Whatsapp

  19:56

Advogado de Campo Maior entra com ação para filho de W. Dias devolver dinheiro ao estado

A ação é contra o governo do estado, representado por Wellington Dias, seu filho, Vinícios Dias e o major Francisco José de Almeida Viana que autorizou o aluguel do jatinho e autorizou os pagamentos de hospedagem.

 Ribamar Coelho disse que entrou com uma Ação Popular para que Vinícios, filho do governador Wellington Dias, devolva dinheiro de aluguel de jatinho e de hospedagem em resort

Se os deputados estaduais, eleitos para fiscalizar as ações do executivo estadual, ficaram todos calados diante de documentos que compravam pagamento de táxi aéreo e resort para filhos de Wellington Dias (PT) e convidados, uma pessoa se manifestou contrário. É um advogado e é de Campo Maior.

 

Ribamar Coelho é um renomado advogado especialista em causas trabalhistas e no último pleito eleitoral disputou a prefeitura de Campo Maior pelo PHS, conseguindo 1.97%, ou 545 votos.

 

Ribamar entrou com uma Ação Popular, com pedido de liminar, na Vara da Fazenda Pública da Comara de Teresina-PI contra o governo do Estado, pessoa jurídica de direito público interno, que deve ser citada através da Procuradoria-Geral do Estado do Piauí; Francisco José de Almeida Viana,  diretor de segurança do Gabinete Militar do Governo do Estado do Piauí; e Vinícios Ribeiro Dias, filho do governador do Estado, Wellington Dias. Vinícios foi beneficiado com viagem em jatinho de luxo e hospedagem de luxo no litoral do Piauí. O major Francisco José de Almeida Viana foi quem autorizou o aluguel do jatinho e autorizou os pagamentos de hospedagem, e também estava na viajem do jatinho, conforme lista de passageiros (VER ABAIXO).

 

 

Segundo o advogado, em conversa com Em Foco, as agendas de Wellington Dias, conforme publicadas aqui, não constam viagens para o litoral e em uma das tadas o governador estaria em Teresina. Dias ainda que eles viajaram uma sexta-feira, que era feriado, e retornaram apenas no domingo a tarde [viajem feita em maior de 2013] "Os filhos do governador não estão autorizados a passar final de semana no litoral, com deslocamento em jato particular e hospedagem em hotel de luxo às custas do povo do Piauí. Entrei com uma Ação Popular solicitando que o Jovem e o major pague ao Estado as custas do frete da aeronave e hospedagem no Resort” disse Ribamar Coelho.

 

Ele contou ainda que entrou também com um pedido de liminar para que o estado fique proibido de alugar jatinho para o filho do governador. 

 

Na petição, assinada pelos advogados Francisco Weslley de O. Albuquerque e Francisca Daiana M. da Silva, Ribamar justifica que a notícia de hospedagem de filho do governador em paradizíaco resort e aluguel de jatinho, gerou uma repercussão extremamente negativa em todo o Estado, alcançado, inclusive, a mídia nacional. Isto porque, na mesma ocasião tramitava na Assembleia Legislativa do Estado do Piauí uma proposta de emenda à Constituição Estadual que implicaria, em síntese, numa forte contensão de gastos públicos. Fruto do reflexo da severa crise econômica que tem passado o país. Diz ainda que os ocupantes da aeronave fretada não são servidores estaduais, pelo que se sabe, a exceção do major Almeida, que autorizou tanto a locação da aeronave quanto o pagamento das demais despesas com hospedagem, tendo este, certamente, também usufruído de toda a mordomia.

 

Nesse sentido, continua, busca-se a proteção jurisdicional a fim de que sejam respeitados os princípios constitucionais da legalidade, moralidade administrativa e eficiência quando do uso das receitas públicas. E questiona: o filho do Governador do Estado do Piauí possui direito deslocar-se em aeronaves de luxo e hospedar-se em hotéis de luxo, acompanhado de esposa e amigos, tão somente por lazer, às expensas do contribuinte estadual? 

 

Sobre o argumento de que o gabinete militar estaria fazendo a segurança do governador, como por Lei lhe compete, a petiação diz: "Não podemos confundir cuidados com a segurança com patrocínio de mordomias". E diz ainda: "Alguém, pelo fato de ser filho de Governador argui-se no direito de passar final de semana no litoral em hotel 5 estrelas, com deslocamento em jato alugado e tudo às expensas do povo do Piauí." e que "O Major Francisco José de Almeida Viana não poderia ter autorizado o pagamento da despesa, haja vista que enquanto servidor público latu sensu não deve decidir somente entre o legal e ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, MAS PRINCIPALMENTE ENTRE O HONESTO E O DESONESTO." 

 

O advogado requer em caráter liminar, que o judiciário determine ao Estado do Piauí, em especial ao Gabinete Militar do Governador, que se abstenha de realizar o pagamento frete de aeronave e hospedagem de luxo, quando tiver por fim o deslocamento do filho do Governador, em viagem não comprovadamente oficial, com a devida divulgação em agenda oficial, com a devida divulgação em agenda oficial, sob pena de multa no valor da despesa realizada, a ser paga pelo servidor que autorizá-la.

 

Que sejam o segundo [major Almeida] e terceiro [vinícios Dias] requeridos, solidariamente, condenados a devolver ao Estado do Piauí a importância de R$ 17.267,00 (dezessete mil duzentos e sessenta e sete reais), devidamente atualizado desde a realização ilícita da despesa, conforme docs. 02 e 05, cuja nulidade foi requerida na alínea acima;

 

ENTENDA O CASO

Ribamar se refere a documentos vazados na semana passada que provam gastos de cerca de 24 mil reis com aluguel de um jatinho [uma vez] e hospedagem em um dos melhores resort de Praia Grande, no litoral do Piauí [duas vezes], para os filhos de Wellington Dias e acompanhantes.

 

Em nota, o governo disse ser tudo legal e que as viagens eram oficiais. O Em Foco mostrou que nas datas das viagens, a agenda oficial do governador não marcou nenhuma atividade oficial de governo na cidade de Cajueiro da Praia ou em outra cidade do litoral do Piauí.

 

LEIA MAIS

Filhos de Wellington Dias tiveram jatinho e hospedagem em resort de luxo pagos com dinheiro público, diz site

Da Redação. campomaioremfoco@hotmail.com

Mais de Cidades