Facebook
  RSS
  Whatsapp

  15:28

São Miguel e Campo Maior são as cidades mais transparentes da região dos carnaubais

Tem como critério a divulgação de informações no portal da transparência.

 

As cidades de São Miguel do Tapuio e Campo Maior são as duas mais transparentes da região dos carnaubais. Os dados divulgados pelo Ministério Público no último final de semana mostram o ranking dos governos estaduais e dos municípios brasileiros e tem como critério a divulgação de informações no portal da transparência. 


São Miguel do Tapuio é a melhor posicionada na região dos carnaubais. A cidade de 18 mil habitantes ocupa a 25ª posição entre os 224 municípios do Piauí. Na escala de 0 a 10, São Miguel obteve nota 3,70. Quatro posições depois aparece Campo Maior. O município de 45 mil habitantes alcançou nota 2,80.  


Logo em seguida vem Jatobá do Piauí com nota de 1,50. Castelo do Piauí conseguiu nota 0,40, o que deixa a cidade na quarta posição na região e na 62ª no estado. Assunção do Piauí e Buriti dos Montes pontuaram 0,20. 


O ranking do Ministério Público Federal aponta ainda que 10 municípios da região receberam nota zero na avaliação. São eles: Boa Hora, Boqueirão do Piauí, Cabeceiras, Cocal de Telha, Coivaras, Juazeiro do Piauí, Nossa Senhora de Nazaré, Novo Santo Antônio, São João da Serra e Sigefredo Pacheco. 


Os dados são baseados em pesquisa elaborada pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA) e realizada nos meses de setembro e outubro do ano passado. O Ministério Público anunciou um novo levantamento ainda para o primeiro semestre desse, devido algumas dessas cidades ter implantado o portal da transparecia logo depois da pesquisa. 

 


TOPO E FINAL DA LISTA
A cidade piauiense mais transparente é Piracuruca. O município do norte do estado chegou a 7, 40 pontos, nota acima da média de transparência do governo estadual, que foi de 7, 20. Os dados do MPF mostram que o Piauí é o 13ª estado que mais disponibiliza informações os gastos públicos. Quando o assunto é a transparência dos municípios o estado ficou com pior nota, 0, 85.

 

Por Otávio Neto

Mais de Cidades