Facebook
  RSS
  Whatsapp

  16:00

Jovem piauiense que descobriu asteroide é convidada por Whindersson para testar telescópio

 

O comediante piauiense Whindersson Nunes publicou em suas redes sociais um convite para a estudante Thayla Janis, de 10 anos, a menina que descobriu um asteroide em maio de 2023 e foi destaque em rede nacional. Whindersson chamou a estudante para testar um novo telescópio desenvolvido em Parnaíba.

Whinderson é fundador de uma startup de robótica, a TRON Robótica Educativa, que está desenvolvendo um telescópio de Busca Inteligente na sede da empresa em Parnaíba.

Na postagem feita em suas redes sociais, o comediante diz que deseja que Thayla seja a primeira a usar, além de presenteá-la com um telescópio simples para que ela continue seus estudos.

"Não da pra não incentivar, queria que ela fosse a primeira a testar na sede da TRON em Parnaíba. Além disso, queríamos te presentear com um telescópio, para ela estudar, fazer suas pesquisas e olhar pro céu como ela gosta!", disse Whindersson por suas redes sociais.

Caçadora de asteroides

A estudante Thayla Janis, de 10 anos, é natural de Isaias Coelho, 319 KM de Teresina. Em 2023, quando tinha 9 anos, ela descobriu um asteroide enquanto participava da XIV edição do Caça Asteroide do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil (MCTI), programa com parceria entre o governo brasileiro e a agência especial dos Estados Unidos (Nasa). Deste então, Thayla já descobriu 13 asteroides.

A família confirmou que a equipe do influencer já contatou a equipe da garota para combinar a visita à sede da TRON Robótica Educativa.

O Caça Asteroides é realizado por meio de uma plataforma do IASC/NASA Partner que fornece as imagens captadas por um telescópio de 1.8 metros pertencente à Universidade do Havaí.

Com informações do g1

Mais de Piauí