Facebook
  RSS
  Whatsapp

  01:23

Presidente da Câmara dos Deputados usou avião da FAB para pular Carnaval em Salvador e no Rio

 

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), usou avião oficial da Força Aérea Brasileira (FAB) para viajar a Salvador e ao Rio de Janeiro durante o Carnaval de 2024.

O primeiro destino de Lira foi a capital baiana, para onde o deputado federal embarcou na sexta-feira (9/2), logo após se reunir com o presidente Lula no Palácio da Alvorada.

A aeronave, segundo os registros oficiais da FAB, decolou às 11h40 com oito passageiros a bordo. A Aeronáutica, porém, não divulgou os nomes dos companheiros de viagem de Lira.

O presidente da Câmara curtiu o Carnaval de Salvador na sexta e no sábado (10/2). Nesse período, foi a camarotes e se encontrou com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT).

Na maior parte do tempo, Lira estava acompanhado do deputado Elmar Nascimento (União-BA), nome favorito do presidente da Câmara para a sua sucessão no comando da Casa em 2025.

Na manhã do domingo de Carnaval (11/2), Lira deixou a capital baiana e seguiu para o Rio em voo da FAB com 8 passageiros. À noite, ele foi ao Sambódromo da Marquês de Sapucaí para o desfile das escolas de samba.

O presidente da Câmara desfilou pela Beija-For de Nilópolis, que homenageou em seu samba-enredo a cidade de Maceió, capital de Alagoas, reduto político-eleitoral de Lira.

A escola de samba contou com apoio financeiro da prefeitura da cidade, comandada por João Henrique Caldas (PL), aliado de primeira hora do atual presidente da Câmara.

Lira deixou a capital fluminense na manhã de segunda-feira (12/2), quando voou de FAB para Campinas, no interior de São Paulo. O avião levou cinco passageiros, segundo informações da FAB.

De acordo com aliados, o presidente da Câmara viajou para o exterior do Aeroporto Internacional de Campinas. A previsão é que retorne ao Brasil no fim de semana.

Lira tem direito a voar de FAB

Como presidente da Câmara, Lira tem direito a requisitar voos da FAB. Segundo a legislação, ele pode pedir as aeronaves por questões de segurança, para viagens a serviço ou por emergências médicas.

No caso das viagem no Carnaval de 2024, Lira alegou motivos de “segurança”. Procurado pela coluna via assessoria de imprensa, o deputado não se pronunciou. O espaço segue aberto.

Em 2023, Lira também alegou segurança para viajar de FAB para curtir o Carnaval. No ano passado, porém, ele usou a aeronave apenas para voltar de Salvador para São Paulo.

Fonte: Metrópoles

Mais de Política