Facebook
  RSS
  Whatsapp

  16:12

Incêndio que atingiu o Parque Nacional Serra das Confusões é extinto

 

As equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, com apoio da Polícia Militar do Estado, extinguiram o incêndio de grandes proporções que atingiu o Parque Nacional Serra das Confusões na última semana, na região do município de Cristino Castro. O local é considerado a maior reserva natural de caatinga do mundo e engloba mais de dez municípios piauienses. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (25) pelo Corpo de Bombeiros Militar do Piauí.

LEIA MAIS- Incêndio de grandes proporções ameaça maior reserva de caatinga do mundo no Piauí

Durante a operação denominada “Serra das Confusões”, uma linha de fogo de quase 10 km entre os municípios de Alvorada do Gurguéia e Cristino Castro foi observada. No decorrer das ações, os bombeiros militares utilizaram equipamentos como bombas costais, sopradores, ciscadores, abafadores, foices, facões e kits especializados de combate a incêndios florestais com tanques de 600 litros de água acoplados em picapes. Além destes instrumentos, uma aeronave do Batalhão de Policiamento Aéreo da PM-PI (BOPAER) foi fornecida para o trabalho de transporte de materiais e das equipes envolvidas até os locais atingidos.

A operação também teve apoio de brigadistas municipais, brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Por conta da direção dos ventos, que se encontravam em constante situação favorável para propagação dos incêndios, e por estarem em lugares de difícil acesso, as equipes tiveram dificuldades logísticas durante o trabalho de combate às chamas, o que justifica a cautela e os cuidados específicos que as áreas afetadas necessitam durante os 28 dias de operação, sendo cinco dias de fogo parque adentro.

De acordo com o capitão do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, William Borgéa, que coordenou a operação, os bons fatores climáticos e o trabalho em equipe foram decisivos para a extinção total do fogo. “Hoje pela manhã, constatamos a ausência de fogo e fumaça nas áreas afetadas entre Alvorada do Gurguéia e Cristino Castro. A chuva que caiu na região esta manhã foi importante, mas o trabalho de controle e monitoramento dos focos de incêndios, que já vinham acontecendo na região, foi decisivo. Agradecemos o apoio da PM com o suporte da aeronave e de todos os brigadistas envolvidos neste trabalho”, esclareceu o capitão William.

“Foi uma longa e árdua batalha contra os incêndios, mas tivemos êxito nesta operação. As chamas na região do Parque Nacional Serra das Confusões, em Cristino Castro, foram debeladas graças a um esforço conjunto”, comentou o major Emerson José da Silva, Sub-Comandante do BOPAER.

Os focos de incêndio no município de Caracol, que faz divisa com o estado da Bahia, foram controlados. Os trabalhos nesta região seguem em fase de monitoramento. A origem dos incêndios e o percurso de sua propagação só poderão ser esclarecidos após exames periciais.

Mais de Geral