Facebook
  RSS
  Whatsapp

  07:19

INEP divulga local de provas do Enem 2023; saiba como consultá-lo

 Exemplo de cartão de confirmação com local de prova - Foto: Reprodução

Os locais de prova onde cada candidato fará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 foram divulgados nesta terça-feira (24), na Página do Participante.

O site, no entanto, estava apresentando instabilidades até a última atualização desta reportagem. Ao g1, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirmou que o procedimento técnico de inserção dos dados ainda não havia sido finalizado.

O que é cartão de confirmação? É o documento em que o candidato pode consultar o local de prova. Lá, também estarão escritos o idioma escolhido para a prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol), as datas do exame e as solicitações de atendimento especializado (no caso de pessoas com deficiência ou lactantes, por exemplo).

Como consultá-lo? Para acessar o cartão de confirmação, basta entrar na Página do Participante (https://enem.inep.gov.br/participante) e fazer o login com CPF e senha. Aparecerá uma notificação em destaque para consultar o cartão.

Apesar de não ser obrigatório, a recomendação do Inep é imprimir e levar esse cartão nos dias de exame (5 e 12 de novembro). Assim, o candidato evitará confundir o endereço onde prestará o Enem.

Após consultar o cartão de confirmação, as dicas são:

-Pesquisar o endereço do seu local de prova;

-Verificar a distância e o tempo de deslocamento;

-E, se possível, simular o percurso em um domingo, quando o trânsito e o transporte público têm fluxos diferentes.

Atenção: O portão fecha às 13h, mas a orientação do Inep é chegar às 12h no local de prova.

Enem de 2023 terá provas coloridas 

O Inep informou que a edição de 2023 terá como novidade elementos coloridos.

Como era: Até 2022, as provas tinham apenas a capa do caderno de questões colorida.

Como fica: Agora, além da capa, o caderno de questões terá elementos gráficos coloridos. De acordo com o Inep, as cores podem aparecer em charges e tirinhas, além de serem visíveis também na enumeração dos itens da prova.

Atenção: cada candidato continua precisando indicar no gabarito a cor de seu caderno de questões.Segundo o órgão, o objetivo principal é facilitar a compreensão visual dos itens da prova pelos participantes. O Inep garante ainda que a prova contemplará pessoas com daltonismo.

“Além disso, as imagens coloridas também podem trazer maior acessibilidade às pessoas com baixa visão, por permitir melhor contraste entre as cores utilizadas. Isso pode ser especialmente importante ao exibir texto em um plano de fundo para facilitar a leitura, por exemplo”, disse o Inep sobre a novidade.

 

 

 

 

 

Fonte: G1

Mais de Educação