Facebook
  RSS
  Whatsapp

  02:26

Eclipse solar histórico acontecerá em outubro; saiba como ver

 

O mês de outubro chegou e veio trazendo com ele um dos fenômenos astronômicos mais esperados do ano, um eclipse solar anular. O evento vai ser visível como parcial em todo o Brasil no dia 14 de outubro, sendo as regiões Norte e Nordeste do país as mais privilegiadas para observar.

No Piauí, vai poder ser visto um “anel de fogo” se formando ao redor da nossa estrela-mãe. Quem estiver nos estados do Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, vai poder ver o mesmo fenômeno. A maneira que o fenômeno vai se apresentar nessas regiões é causado por um alinhamento específico entre Lua, Terra e Sol.

O nosso satélite está em um ponto chamado pelos astrônomos de “apogeu”, nesse ângulo  a lua está mais distante de sua órbita da Terra. Dessa forma o seu diâmetro vai aparentar ser menor do que o do sol, fazendo com que o anel luminoso apareça.

O  eclipse solar vai ter duração de  2 horas e 7 minutos, o seu ápice está previsto para acontecer às 16h51, no horário de Brasília, e deve acabar por volta das 17h50. Vale lembrar que não se deve olhar diretamente para o Sol, sem que seja usando filtros solares apropriados, poucos segundos de exposição podem causar danos à retina.

A astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional, explica que alguns objetos podem ser produzidos em casa para observar o fênomeno com mais segurança. “É bem fácil construir um aparato. Pode-se simplesmente usar um pedaço de papelão, como, por exemplo, uma tampa de caixa de pizza, e fazer um furo no meio. Coloca-se um papel branco no chão e direciona-se o furo para a direção do Sol. O eclipse é visto tranquilamente no papel no chão.”, disse.

Com informações do MeioNorte

Mais de Geral