Facebook
  RSS
  Whatsapp

  16:19

Para fugir do calor, idoso coloca rede dentro de caixa d’água em alusão a praias de Jericoacoara e viraliza

 Foto:Site

O calor extremo levou um idoso a criar uma solução um tanto quanto criativa para se refrescar. No quintal de casa, ele amarrou uma rede que passa por dentro de uma caixa d’água cheia, imitando as famosas praias de Jericoacoara, no Ceará. A “medida drástica” para escapar do calorão foi compartilhada pelo neto do homem no “X”, antigo Twitter, e viralizou nesse domingo (24).

O post, que até o início da tarde deste domingo já soma mais de 15 mil curtidas, agradou os internautas. Nos comentários, uma mulher escreveu “ele fez sua própria jeri, gênio”, referindo-se à Jericoacoara. Outra usuária comentou: “Tô quase arrumando uma dessa pra colocar na sala pra assistir TV” (sic).

Neste domingo, várias cidades do país vão superar os 40ºC, especialmente no Centro-Oeste e em São Paulo. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a capital mais quente deverá ser Cuiabá (MT), com expectativa de 42ºC nos termômetros. Ainda em Mato Grosso, a cidade de Várzea Grande tem a mesma previsão de temperatura. Os 42ºC também devem ser registrados em Aragarças, em Goiás.

Em São Paulo, a cidade mais quente deverá ser Tupi Paulista, que tem previsão de 41ºC, e apenas 13% de umidade. Além do calor, o tempo seco é uma preocupação, pois um índice de umidade relativa do ar abaixo dos 30% indica cenário de perigo pelos parâmetros da Organização Mundial de Saúde.

A onda de calor se explica por uma combinação de fatores, como o poderoso El Niño deste ano, as mudanças climáticas e anomalias de calor no Atlântico Sul. O resultado é o domo quente, que é uma área de alta pressão atmosférica que fica estacionado por dias, ou até semanas, numa mesma região. Ele funciona como uma grande bolha de calor, bloqueando a formação de nuvens e a chegada de frentes frias. Com isso, a umidade evapora, a radiação solar bate com mais intensidade na superfície e o calor vai se retroalimentando.

Os cientistas dizem que essa onda de calor já é histórica, mas não será a única dos próximos meses, porque o El Niño ainda nem chegou no seu auge. O domo já atacou o hemisfério norte recentemente e agora chegou a vez do sul do planeta.

Os domos aumentam muito o risco de queimadas. No Brasil, os maiores riscos estão no Cerrado e no Pantanal. Em relação à saúde, pele ressecada, desconforto nos olhos, boca e nariz podem ser alguns dos sintomas. Por isso, as principais recomendações são beber bastante água, evitar pegar sol nas horas mais quentes do dia e usar hidratante para pele. E, se puder, vá trabalhar com roupas leves.

 

Fonte: O Globo

Mais de Geral