Facebook
  RSS
  Whatsapp

  04:42

Fogão explode na casa do prefeito de Teresina enquanto primeira-dama esquentava sopa

 

O fogão da casa do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), explodiu nesse domingo, causando um grande susto na família. Ninguém se feriu. Em um vídeo publicado nas redes sociais, a primeira dama Samara Conceição mostra os estilhaços do fogão de vidro espalhados pela cozinha.

Samara afirmou que havia colocado sopa para esquentar e foi para a sala. Ao escutar um barulho na cozinha, foi até lá e se deparou com fogão destruído. Ela contou que ao ouvir o barulho, chegou a pensar que os cães da casa tinham entrado na cozinha e derrubado a panela.

Segundo ela, o aparelho tinha pouco mais de um ano de uso e ela não sabe o que causou a explosão. Nas imagens é possível ver a estrutura metálica do fogão e o botijão de gás.

Conforme a primeira-dama, ninguém estava na cozinha no momento da explosão, e ela geralmente costuma usar o micro-ondas.

"Já pensou se alguém estivesse aqui na cozinha? O risco que de voar fragmento nos olhos, de cortar alguém? Meu Deus, isso foi um livramento”, declarou.

“Obrigado, Senhor, porque não aconteceu nenhum mal, nenhum dano a nenhuma pessoa, a ninguém. Só foram danos materiais, só foi o fogão”, completou.

Possível explicação

Conforme o tenente coronel do Corpo de Bombeiros do Piauí, Egídio Leite, o incidente envolvendo a explosão do fogão na residência do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, pode ser explicado por questões relacionadas a choque térmico ou dilatação do vidro.

Ele explicou que é incomum que vidros de fogões, especialmente projetados para lidar com altas temperaturas, se quebrem dessa maneira. O vidro deve ser preparado para suportar temperaturas elevadas sem se romper. A hipótese é de que o incidente possa ser explicado por um choque térmico ou dilatação.

"O aumento da temperatura faz com que as moléculas desses objetos começam a vibrar mais intensamente e se afastam umas das outras, causando uma expansão do objeto. Isso é conhecido como dilatação, um fenômeno natural que afeta líquidos, sólidos e, como no caso, vidro", pontuou.

O tenente destacou ainda que o fogão tecnicamente não explodiu, como pode parecer pelas imagens, porque não houve uma explosão associada ao gás. Uma explosão de gás resultaria em uma combustão instantânea de todos os materiais presentes no local, o que não ocorreu. Além disso, como o incidente ocorreu em um local aberto, uma explosão de gás seria ainda mais improvável.

Fonte/Crédito: G1

Mais de Geral