Facebook
  RSS
  Whatsapp

  09:39

Intérpretes de Libras são impedidos de interpretar show de Gusttavo Lima em Teresina

 

Um grupo de intérpretes de Libras (Lingua Brasileira de Sinais) foi impedido de trabalhar numa apresentação do cantor Gusttavo Lima em Teresina, no último sábado (15). A situação deixou os interpretes e a comunidade surda indignados. O g1 não conseguiu contato com a produção do cantor.

Nas redes sociais, a intérprete Aryelle Paiva contou que sua equipe, formada por três intérpretes, esperava para subir ao palco quando foram informados de que não participariam da apresentação. Eles teriam sido impedidos por conta do tamanho do palco, mas o motivo não foi formalmente declarado.

A empresa piauiense que produziu o evento, que contratou a intérprete, teria ainda insistido para que a entrada fosse liberada, mas não foram atendidos.

"Eu fico com vontade de chorar, porque a gente se preparou, estudamos para treinar as músicas, para fazer o show mais bonito ainda, com acessibilidade para eles. Mas é isso, não vamos poder ficar", publicou a intérprete Arielle Paiva.

Assim, a apresentação aconteceu sem ser interpretada para a comunidade surda que estava no evento. Havia pelo menos quatro pessoas surdas, que deixaram o local do show ao saberem que não haveria intérprete.

A presença de um intérprete de Libras é obrigatório em eventos públicos, segundo a lei municipal nº 5920, sancionada em maior de 2023. A lei municipal tem como base a Lei federal nº 10436, que reconhece a Libras como meio legal de comunicação e expressão para a comunidade surda.

Arielle trabalha como intérprete de Libras desde 2015, e é coordenadora de equipes de intérpretes. Desde o início do ano, tem atuado com a produtora de eventos e participou de diversos shows e artistas locais e nacionais no Piauí.

A presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade-THE), Gilmara Costa, disse que o Conselho vai acionar o Ministério Público e Defensoria Pública para avaliar o caso.

Confira a nota do Conade:

O Conselho Municipal da Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade-TE) repudia veementemente a produção do cantor Gusttavo Lima por impedir os intérpretes de Libras, contratados pela empresa Kalor Produções a fazer a tradução no palco do evento intitulado “Embaixador in Teresina”, que aconteceu na última sexta-feira, (14), no espaço Arena Chevrolet.

No evento, além do Gusttavo Lima, participaram os cantores: Cristian Ribeiro, Jonas Esticado e Matheus Fernandes. Exceto no show de Gusttavo Lima, os intérpretes de Libras atuaram no canto do palco, atendendo a demanda da comunidade surda presente no evento.

O Conade-TE classifica tal atitude como discriminatória e vexatória, principalmente, por contrariar a Lei nº 5920, de 29 de maio de 2023, que determina a obrigatoriedade de inclusão de intérprete de Libras em eventos públicos realizados no município de Teresina.

Além disso, o Conade-Te garante que já foram feito todos os encaminhamentos à Justiça, tais como o Ministério Público do Estado do Piauí, para realizar os devidos procedimentos legais.

"O que aconteceu foi um absurdo. Ter um intérprete de Libras é um direito, é lei. Não podemos nos calar diante disso", comentou Gilmara.

A Associação dos Profissionais Tradutores Intérpretes de Libras (APILSPI) divulgou uma nota de repúdio contra a atitude da equipe do cantor. Leia a nota abaixo:

Nota de Repúdio

A Associação dos Profissionais Tradutores Intérpretes de Libras-APILSPI, vem por meio desta nota, manifestar nosso profundo repúdio e indignação em relação à equipe do cantor Gustavo Lima em seu show na cidade de Teresina -Pi.

Durante o referido evento de ontem, dia 14 de julho, a equipe do cantor proibiu a presença de profissionais Intérpretes de libras no palco, mesmo estes profissionais contratados por uma empresa local.

Tal atitude configura-se como CRIME visto que, não houve respeito e cumprimento às leis que preconizam o direito linguístico da pessoa surda: a Lei N° 5.920 de 29 de maio de 2023, que determina a obrigatoriedade de Inclusão de Intérprete de LIBRAS em eventos públicos realizados no Município de Teresina conforme Art. 1º e, das Leis n.º10.436/02 e n°13.146/15 que reconhece a LIBRAS como comunicação oficial e institui a política de inclusão das pessoas com Deficiência.

Mais de Geral