Facebook
  RSS
  Whatsapp

  08:48

Detento é morto com várias perfurações em presídio do Piauí

Já houve registros de que ele tenha si envolvido em várias brigas dentro do presídio.

 

Um detento identificado como Luís Sanderson da Silva Araújo foi morto por volta das 14h desta terça-feira (23) com várias perfurações durante banho de sol na Penitenciária Irmão Guido, na Zona Sul de Teresina. Em nota, secretaria de Justiça disse que está investigando o caso e que está dando todo o suporte para os familiares do detento


Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Kleiton Holanda, o crime pode ter sido motivado por uma briga de facções dentro do presídio.“Esse preso que foi assassinado é condenado há mais de 22 anos de prisão. Já houve registros de que ele tenha si envolvido em várias brigas dentro do presídio, mas nunca nos relatou que estava sendo ameaçado. Foram várias perfurações no rosto e no tórax”, comentou.

 

De acordo com o sindicalista, essa já seria a quinta morte no sistema prisional do Piauí em 2016, sendo que duas foram por homicídio e três de presos que tiveram problemas de saúde. Kleiton revelou ainda que a Penitenciária Irmão Guido têm capacidade para 320 detentos e que atualmente abriga 414.

 

“Nosso sistema prisional está defasado e os presídios superlotados. Além disso, a estrutura desses locais está péssima. Os presos tem uma grande facilidade para retirarem barras de ferro da estrutura e fazerem armas artesanais, nas quais matam os outros”, revelou.

 

Os dados do Sinpoljuspi mostram ainda que somente em 2016 ocorreram pelo menos 37 fugas e 29 tentativas. “Foram registradas três fugas na Casa de Custódia, uma na Irmão Guido, três no Hospital Penitenciário e 30 na Major César de Oliveira. Além disso tivemos também oito tentativas na Casa de Custódia, 19 na Irmão Guido e duas em Esperantina”, denunciou Kleiton.


Nota da secretaria de Justiça do Piauí
A Gerência da Penitenciária Regional Irmão Guido informa que comunicou a Delegacia de Homicídios para iniciar as investigações acerca da morte do detento Luís Sanderson da Silva Araújo, de 29 anos, ocorrida na tarde desta terça (23) no pavilhão B da unidade. A Gerência também acionou a equipe de Assistência Social da Secretaria de Justiça para dar suporte aos familiares do detento. Luís estava preso por cometer dois homicídios, um latrocínio, roubos e outros crimes e estava condenado a mais de 22 anos de prisão.

 

Fonte: G1 PI

Por Otávio Neto

Mais de Polícia