Facebook
  RSS
  Whatsapp

  09:33

Campo Maior notifica um caso de microcefalia; Piauí registra 112

Até o último dia 7 de fevereiro foram 112 casos suspeitos registrados. Desse número, seis recém-nascidos faleceram.

 Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado da Sade do Piau (Sesapi) divulgou nessa tera-feira (09/02) que aumentou o nmero de notificaes de microcefalia relacional ao zica vrus. At o ltimo dia 7 de fevereiro foram 112 casos suspeitos registrados. Desse nmero, seis recm-nascidos faleceram.


A Sesapi informou que de 75 casos investigados mais da metade envolve bebs do sexo feminino e as mes tm idade mdia de 23 anos. 35% dos casos foram confirmados como microcefalia relacionada a processo infeccioso.


Os 112 casos foram registrados na capital Teresina e em 41 municpios do interior do estado. Campo Maior aparece na lista das cidades que possuem apenas um caso notificado, assim como Cocal, So Flix, Ribeiro Gonalves, Lus Correia, Guaribas, Unio, So Raimundo Nonato, Simplcio Mendes, Oeiras, So Pedro, Barro Duro, Batalha, Castelo, Curralinhos, Guadalupe, Jurema, Simes, Paes Landim, Floriano, Piripiri, Nossa Senhora de Nazar, Nossa Senhora dos Remdios, Picos, So Joo do Piau, So Joo da Serra, Luzilndia, Palmeirais, Betnia e Fatura.


Teresina registrou 52 casos, sendo o municpio que mais notificou, seguida de Parnaba, 9 casos, e Jos de Freitas, 3 casos. Altos, Esperantina, Porto, Murici dos Portelas, Demerval Lobo, Beneditinos, Barras, Cristino Castro, Joo Costa notificaram 2 cada.

O Aedes aegypti ou mosquito da dengue o trasmissor dafebrechikungunyado e zika virus, que apontado como o causador da microcefalia - reduo da massa enceflica embebs.

Por Otávio Neto

Mais de Cidades