Facebook
  RSS
  Whatsapp

  22:54

É FAKE: 'Homem faz tatuagem no ânus em protesto contra Bolsonaro'; Veja a explicação!

 FOTO: AFP

É verdade que um homem tatuou a frase “fora Bolsonaro” no seu ânus em um protesto contra o presidente da República?

A notícia que surgiu em grupos de WhatsApp e nas demais redes sociais em meados de outubro de 2021 e mostrava um homem deitado de bruços, sem roupas, sendo aparentemente tatuado nas nádegas.

O texto que acompanha a imagem afirma que o sujeito, que teria estrelado em mais de 500 apresentações ao redor do mundo, teria feito a tatuagem com a frase “fora Bolsonaro” na frente de inúmeras pessoas como um ato político, protestando contra as polêmicas medidas de Bolsonaro, que – segundo o texto compartilhado – não simpatiza com as causas LGBT. 

A imagem voltou a tona após o apresentador bolsonarista Sikera Jr, compartilhar nesta semana em seu instagram a manchete: 

Alguns sites publicaram sobre o assunto, e várias figura públicas também ajudaram a compartilhar o alegado ato de protesto em seus perfis nas redes sociais, mas será que isso é verdade ou mentira?

Verdade ou mentira?

A foto é real, mas a história é falsa!

Segundo o trabalho de investigação das Agências de Checagem AFP e o E-Farsas, comprovaram que o homem que aparece nu na foto é o artista navarro chamado Abel Azcona e a foto foi tirada em março de 2017, durante uma performance em uma galeria de arte em Chicago (EUA).

Azcona tatuou seu ânus ao vivo com a frase “Make America Great Again“, slogan de campanha do então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. 

A frase “Make America Great Again” (“faça a américa grande de novo”, em inglês), que já foi usada na campanha presidencial de Ronald Reagan, em 1980, voltou a ser usada constantemente por Donald Trump.

A apresentação ocorreu em duas salas separadas. De um lado, o artista e o tatuador (com mais dois assistentes) e na outra sala, uma plateia poderia acompanhá-lo ao vivo.

SITES QUE CHECARAM A INFORMAÇÃO

Um homem tatuou a frase “fora Bolsonaro” no ânus?

Protesto com tatuagem no ânus foi contra o ex-presidente dos EUA Donald Trump, não Bolsonaro

Repercussão

Além de Sikera Jr., o deputado estadual Cabo Gilberto (PSL) e o presidente do PTB na Paraíba, Nilvan Ferreira, usaram seus perfis numa rede social para propagar a falsa notícia de que um homem teria feito uma tatuagem no ânus como forma de protesto contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

A informação de que o presidente da República seria a motivação do inusitado protesto é falsa e foi checada pelo site O Contrapoder.

A postagem de Nilvan e do Cabo diz que ”Homem faz tatuagem no ÂNUS em protesto contra Bolsonaro”. Em sua publicação, o deputado pede a ajuda dos seguidores para compor a legenda: “Não sei nem o que dizer na legenda, me ajudem!”.

Já Nilvan Ferreira ironiza: “Agora Bolsonaro cai!!! E agora?”

 

Conclusão

Não é verdade que um homem tatuou a frase “fora Bolsonaro” em uma parte de seu corpo! A foto usada para disseminar essa desinformação foi tirada de uma apresentação feita em março de 2017, por um artista que protestava contra o governo de Donald Trump! 

 

FONTE: AGENCIAS DE CHECAGEM AFP/E-FARSAS E O PORTAL PBAGORA

Da Redação

Mais de Mundo