Facebook
  RSS
  Whatsapp

  15:36

Maioria dos casos de microcefalia no Piauí são registrados na região norte

O Piauí já notificou 62 casos da doença, espalhados em 25 cidades.

 Foto: Reprodução

O enfermeiro e diretor da Unidade de Vigilncia e Ateno Sade da Sesapi, Hrlon Guimares, explicou que a maioria dos casos de microcefalia registros no Piau da regio Norte do Estado - entre Teresina e o litoral. O Piau j notificou 62 casos da doena, espalhados em 25 cidades. Como medida de combate ao mosquito transmissor do vrus zika, alguns municpios esto elaborando um cdigo sanitrio para poder multar proprietrios de terrenos ou casas que concentram focos de larvas.

"Ainda no temos uma explicao que mostre o motivo de o Norte do Piau ter mais casos. No encontramos essa ligao, mas, por outro lado, isso chama a ateno da Vigilncia de Sade para intensificar o combate nessa regio. Essa semana nos reunimos com gestores, prefeitos e secretrios de Sade e pedimos apoio para o plano de contigncia e combate ao mosquito", declarou Hrlon, em entrevista do Jornal do Piau desta quinta-feira (14).

Dos 62 casos, 28 foram registrados em Teresina. Segundo o diretor da Sesapi, ainda no existe bito no Estado relacionado microcefalia. "A confirmao de relao entre o zika vrus, transmitido pelo Aedes aegypti, e a microcefalia se deu aps o exame de um beb que morreu no Cear, mas geralmente a microcefalia no est relacionada morte. So crianas que vo crescer com limitaes intelectuais e de mobilidade e isso vai causar prejuzo nao. Mas importante observar que h outros aspectos que causam microcefalia, como drogas, bebidas e gentica", completou o diretor.

Hrlon acrescentou que em 2015 o Piau conseguiu reduzir os registros de dengue (outra doena cujo mosquito Aedes aegypti o vetor), mas frisou que importante eliminar de vez o inseto, para evitar a disseminao de 22 vrus que ele pode transmitir. "So quase 30 anos com esse assunto. Precisamos eliminar o mosquito. No adianta criar um plano no papel, se cada um no fizer sua parte", alertou.

Fonte: Cidade Verde

Por Otávio Neto

Mais de Saúde