Facebook
  RSS
  Whatsapp

  07:41

Campo Maior entra em lockdown a partir desta quinta (02); Saiba o que pode funcionar

A intenção do lockdown é aumentar os índices de isolamento social.

 

A prefeitura de Campo Maior informa que a partir desta quinta-feira (01) a cidade entrará em Lockdown por 4 dias, seguindo na íntegra o decreto de medida de prevenção no combate ao Coronavírus no estado. As atividades retomarão na segunda-feira (06).

A decisão é com base ao decreto imposto pelo governador Wellington Dias (PT) que anunciou nesta terça-feira (30) que o estado terá medidas mais rígidas para o funcionamento de serviços essenciais. Um decreto, segundo o governador, será publicado especificando as regras.

Segundo informou Wellington Dias, postos de gasolina e supermercados e mercados ficarão fechados neste sábado (4) e domingo (5). O estado decretou ponto facultativo a partir de quinta, orientando os prefeitos dos 224 municípios também adotarem esse mecanismo.

Para Wellington Dias, as medidas mais rígidas nesses dias no estado irão possibilitar a flexibilização do decreto de isolamento a partir do dia 6 de julho. O setor da construção civil será o primeiro a ser liberado. No dia 13 de julho, será autorizado o setor automotivo.

“Queremos alcançar um índice de isolamento social nesse período porque ele é fundamental para ter passos maiores a partir do dia 6 de julho. Isso tudo para uma retomada organizada.

A qualquer momento, com uma situação onde a infecção ofereça ricos à vida, a gente pode ter passos para trás. Libera no dia 6 de julho, depois dia 13 de julho, vamos tratar sobre os passos seguintes, se permanece ou não”, comentou Dias.


CONFIRA O QUE DEVE FUNCIONAR EM CAMPO MAIOR 


- Quinta e sexta, dias 2 e 3 de julho


Funcionam os serviços considerados essenciais, supermercados, farmácias, drogarias, padarias, serviços de saúde e de delivery, e postos de combustível. Também será ponto facultativo nos órgãos públicos.


- Sábado e domingo, dias 4 e 5 de julho

Funcionam apenas farmácias e drogarias, delivery exclusivamente para alimentação; borracharias, postos de combustíveis e pontos de alimentação localizados em rodovias; atividades agrícolas e agroindustriais.

*Agências bancária em geral funcionarão apenas na quinta-feira(02), a partir do dia (03) sexta-feira até domingo (05), apenas serviço de autoatendimento bancário. 


O que muda?

O governo do estado já havia adotado horários mais restritos de funcionamento em outros seis finais de semana, porém, apenas no domingo era o dia com regras mais duras, com apenas farmácias, padarias e serviços de alimentação de delivery funcionando. Agora, serão dois: o sábado (4) e o domingo (5).

A intenção é aumentar os índices de isolamento social. No sábado, dia 27, essa taxa foi de 44,8%, quase seis pontos percentuais a mais do que registrado no sábado anterior, dia 20. No domingo, 28, o índice subiu para 50,5%, contra 48,6% do domingo dia 21.

 

 

Bianca Viana

Mais de Cidades