Facebook
  RSS
  Whatsapp

  23:54

Parnaíba é a 1° cidade a registrar caso de reinfecção por Covid-19 no Piauí

O número de casos na cidade passou de 578 para 634 em 24h, ou seja, um aumento de 56 infectados.

 Com Informações: G1 Piauí

A Prefeitura de Parnaíba divulgou novo, na noite de terça-feira (2), informando que a cidade registrou o primeiro caso de reinfecção pelo coronavírus no Piauí. O número de casos passou de 578 para 634 em 24h, ou seja, um aumento de 56 infectados.

Em relação ao caso de reinfecção, a prefeitura informou que se trata de uma paciente, funcionária da área de saúde, que fez o primeiro tratamento no dia 27 de abril, teve alta no dia 10 de maio e nesta terça (2) voltou a testar positivo para a doença.

De acordo com a médica infectologista Renata Beltrão, que atua no hospital de campanha do município, informou que a mulher realizou o primeiro teste no dia 27 de abril após apresentar os sintomas da doença. O resultado foi positivo.

Dias depois, exatamente em 29 de abril, ela realizou um novo exame que atestou negativo. Foi feito mais um exame, no dia 12 de maio, que o resultado também deu negativo.

  • 27 de abril: teste positivo para Covid
  • 29 de abril: teste negativo para Covid
  • 12 de maio: teste negativo para Covid
  • 28 de maio: teste positivo para Covid

“Nós temos uma paciente que há 45 dias ela apresentou os sintomas. Ela tinha feito um exame, inicialmente, imunológico com o resultado positivo. Foi iniciado o acompanhamento e, depois desse resultado positivo, a paciente fez um PCR e o resultado deu negativo, sugerindo que ela tivesse uma alta leve, como se fosse uma limpeza total da carga viral nasal. Essa paciente, aproximadamente, 30 dias depois apresentou novos sintomas e eles vieram, uma semana depois, com uma tomografia sugestiva, o que levou a realizar um novo PCR que veio como positivo”, afirmou.

O resultado do último exame para a Covid-19 foi divulgado no dia 28 de maio, onde novamente testou positivo. A funcionária da área de saúde voltou ao isolamento social em casa. Para a médica Renata Beltrão, hipóteses como a reativação viral não são descartadas, mas os exames levam a acreditar de que se trata de um caso de reinfecção.

“Hipóteses como reativação viral são plausíveis, mas a hipótese de reinfecção é sustentada pelos exames. Nós já entramos em contato com os órgãos superiores como o Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde para que seja investigado”, comentou.

Em relação ao número de óbitos, nove pessoas já morreram em Parnaíba devido a covid-19. Segundo os dados do boletim, cerca de 365 pessoas estão em isolamento domiciliar e 250 pessoas já estão curadas da doença.

Não houve mudanças em relação a situação de internações na cidade, são 7 pacientes internados em leitos clínicos e três pessoas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Parnaíba é a segunda cidade do Piauí com mais casos confirmados da doença, perdendo apenas para a capital Teresina, que registrou 2.531 casos até esta terça.

 

Bianca Viana

Mais de Cidades