Facebook
  RSS
  Whatsapp

  00:42

Campo Maior é a segunda maior cidade produtora de carnaúba do Piauí

A produção do Piauí chega a um total de 64,6% de toda produção nacional do pó da carnaúba.

 Foto: Reprodução

No ranking dos 20 maiores municípios produtores de pó de carnaúba, 15 são do Piauí. O Piauí se destaca na produção com 12 mil toneladas - correspondendo a 64,6% da produção nacional e valor de R$ 90 milhões.

 

Os dados foram divulgados hoje (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Piracuruca, com 906 toneladas, Campo Maior com 868 toneladas e  Piripiri - 823 toneladas  têm as maiores produções. O Ceará contribuiu com 32% da produção nacional e tem o município de Granja o maior produtor do país com 1.150 toneladas.

 

O pó é a base para a produção da cera da carnaúba, amplamente utilizada desde a produção de alimentos até diversos tipos de vernizes.  Já na produção de amêndoas de babaçu, o Maranhão concentra 95,5% da produção nacional, seguido pelo Piauí com 4,5%. Quanto à produção de Carvão Vegetal, o Piauí ficou em terceira colocação com 145 mil toneladas, atrás dos Estados do Maranhão e Mato Grosso do Sul. Jerumenha é o município com maior produção de carvão vegetal do Estado. 

 

Em relação à produção de soja, o Piauí produziu 1.488 mil toneladas de grãos - representando 57,5% de participação no total do valor da produção do Estado. O cerrado é a principal região produtora de grãos, tendo como os maiores produtores os municípios de Baixa Grande do Ribeiro e Uruçuí. 

 

A produção de milho teve uma participação de 19,7% no total do valor da produção com 1.036 mil toneladas e o principal produtor foi o Município de Uruçuí, seguido de Baixa Grande do Ribeiro. 

 

A produção de Caju no Estado foi de 12 mil toneladas, no valor de R$ 21 milhões. 

 

Fonte: Cidade Verde

Por Otávio Neto

Mais de Cidades