Facebook
  RSS
  Whatsapp

  09:29

Açudes do Piauí já ultrapassam o nível máximo da capacidade de armazenamento de água

Apesar da boa concentração de chuva nos primeiros meses do ano, a seca continua castigando alguns reservatórios no Piauí.

 Com Informações: Cidade Verde

O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas no Piauí (Dnocs) informou nesta segunda-feira (17), que dos 24 açudes monitorados pelo órgão, 13 estão com mais de 50% da capacidade. O de Jenipapo, considerado um dos maiores do Estado, está próximo de atingir o limite máximo. O reservatório fica localizado em São João do Piauí e atualmente está com 98,79% da capacidade máxima.

Outro reservatório que está perto de transbordar é o Pé de Serra, em Piripiri. O açude está com 96,30% do volume útil. O açude Salinas, em São Francisco do Piauí, chegou a 90,34% da capacidade máxima e também se aproxima do limite. Os açudes Ingazeiras (Paulistana) e Caldeirão  (Piripiri) também acumulam bastante água e já chegaram aos níveis de 84,47% e 82,96% de capacidade, respectivamente.

Apesar da boa concentração de chuva nos primeiros meses do ano, a seca continua castigando alguns reservatórios no Piauí. O açude Cajazeiras, por exemplo, localizado em Pio IX, está apenas com 8% de sua capacidade. O mesmo acontece com o açude Barreiras, em Fronteiras, que amarga 7,58% do volume útil. Grandes reservatórios como Piaus (em São Julião) e o Petrônio Portela (São Raimundo Nonato) também enfrentam uma estiagem severa. Os açudes estão 20,09% e 13,79% de água, respectivamente. 

Boa Esperança

O nível do reservatório de Boa Esperança também sobe de forma gradativa. No dia 18 de janeiro o volume útil era de 27,81%. Quase um mês depois, segundo a  Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), esse número já chega a 45,74%.

 

Açudes cheios x Açudes secos no Piauí

 

Bianca Viana

Mais de Geral